Veado-mateiro invade loja na área urbana de Dracena

Animal silvestre estava ferido e foi socorrido pela Polícia Ambiental com o apoio do Corpo de Bombeiros

Veado-mateiro invade loja na área urbana de Dracena  - Divulgação/ Polícia Ambiental

 

A Polícia Ambiental, com o apoio do Corpo de Bombeiros, mobilizou-se para capturar um veado-mateiro que invadiu uma loja na área urbana de Dracena, localizada na região Sudeste do Estado de SP.



De acordo com a Polícia Ambiental, o animal silvestre estava com uma das patas traseiras ferida. Os policiais solicitaram o apoio de um médico veterinário, que prestou os primeiros socorros, medicando e sedando o animal.



(Divulgação/ Polícia Ambiental)

Ainda nesta semana, o bicho foi transportado até a Associação de Proteção dos Animais Silvestres de Assis (APASS), onde o animal foi atendido por profissionais especializados.

O veado-mateiro será reintroduzido em seu habitat natural quando estiver completamente recuperado das lesões.

A espécie está habituada a hábitos diurnos. Os veado-mateiro é solitário, podendo formar pares durante a época reprodutiva. Preferem forragear as áreas florestais próximas da água, porque assim conseguem fugir de predadores nadando. São adaptados para a vida em florestas.

A fragmentação do habitat e o avanço das cidades são as principais ameaças para a espécie. A “caça esportiva” do animal é de subsistência.

O veado-mateiro é herbívoro e se alimenta basicamente de frutos, sementes, fungos, flores e brotos, podendo comer folhas quando outros alimentos são escassos.

(Com informações de onçafari.org)