Veja o cronograma da apuração do Carnaval 2024 das escolas do Rio e São Paulo

Nove quesitos vão definir as agremiações que vão para o desfile das campeãs. Pela 1ª vez, uma mulher fará a leitura das notas em SP

Veja o cronograma da apuração do Carnaval 2024 das escolas do Rio e São Paulo - Divulgação


Acabaram os tradicionais desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro do carnaval 2024. Quatorze agremiações percorreram a passarela do samba em São Paulo e doze no Rio de Janeiro e fizeram a alegria dos foliões.


E se você está ansioso(a) para saber quem vai conquistar a vaga no desfile das campeãs, precisa acompanhar o resultado da apuração, que esse ano acontece no dia 13 de fevereiro, em São Paulo e no dia 14, no Rio de Janeiro.

Organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP), a apuração dos desfiles começa às 16h. Este ano, a narração das notas vai contar com uma nova voz.

Eloise Matos, 50 anos, será a primeira mulher a fazer a leitura das notas do Carnaval paulista. Ela vai substituir Zulu, que fez a mesma função entre 1993 e 2023.

Já a apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro será no dia seguinte (14), a partir das 16h. A organização é da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

O evento vai acontecer no bairro da Gamboa, na Cidade do Samba Joãosinho Trinta.

Como funciona

Para definir a escola campeã em São Paulo e no Rio, nove quesitos vão ser avaliados: Bateria, Harmonia, Samba-Enredo, Fantasia, Alegoria e Adereços, Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Comissão de Frente.

Uma ressalva para o quesito Alegoria e Adereços, que na capital paulista é chamado apenas de Alegoria.

Em caso de empate, o primeiro critério de desempate é a somatória de todas as notas.

Se seguir empatado, vence quem tiver o melhor desempenho nos quesitos-chaves, que são definidos no dia da apuração a partir de um sorteio.

Quais escolas de samba concorrem no Carnaval 2024 de SP?

Camisa Verde e Branco
Barroca Zona Sul
Dragões da Real
Independente
Acadêmicos do Tatuapé
Mancha Verde
Rosas de Ouro
Vai-Vai
Tom Maior
Mocidade Alegre
Gaviões da Fiel
Águia de Ouro
Império de Casa Verde
Acadêmicos do Tucuruvi

Quais escolas de samba concorrem no Carnaval 2024 do RJ?

Porto da Pedra
Mocidade
Beija-Flor
Portela
Salgueiro
Vila Isabel
Grande Rio
Mangueira
Unidos da Tijuca
Tuiuti
Imperatriz
Viradouro