BRASIL
Velocidade de afundamento do solo em mina da Braskem diminui para 0,25 cm por hora
Defesa Civil de Maceió diz permanecer em "alerta máximo" devido ao risco iminente de colapso do local
A velocidade de afundamento do solo da mina nº 18 da Braskem, em Maceió, diminuiu para 0,25 cm por hora, apresentando um movimento de 6 cm nas últimas 24 horas, informou a Defesa Civil municipal na manhã desta 2ª feira (4.dez).
Ainda de acordo com o comunicado, o deslocamento vertical acumulado da mina é de 1,77 m. A Defesa Civil diz permanecer "em ALERTA MÁXIMO devido ao risco iminente de colapso da mina nº 18, que está na região do antigo campo do CSA, no Mutange".
"Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo".
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), foi a Brasília, hoje, para se reunir com autoridades federais e tratar do risco iminente de desabamento da mina.
Segundo a prefeitura, na capital federal, ele "apresentará os pleitos do município aos órgãos para o enfrentamento da situação".
"JHC vai se reunir com o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro, com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Fernandes, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Além disso, o prefeito também vai participar de uma sessão não deliberativa no Senado Federal, além de se reunir com o deputado federal Daniel Barbosa".