Verão começa hoje com previsão de calor intenso

Temperatura deve ficar acima da média registrada nos últimos dois anos

Verão começa hoje com previsão de calor intenso - Agência Brasil


Para quem acha que a primavera foi muito quente, é melhor se preparar para o verão que chega na madrugada desta sexta-feira (22). A próxima estação deve ter dias bem abafados e um calor acima da média registrada nos últimos dois anos.


Os brasileiros já vêm sentindo o calorão na pele há semanas. Recordes sucessivos de temperatura e de vendas de aparelhos de ar-condicionado, com os estoques zerados em muitas lojas. A primavera deu mostras de como será a estação mais quente do ano: não vai ter refresco nos próximos três meses.












A previsão é de ondas de calor intenso e dias muito abafados, especialmente no sudeste e no centro-oeste, onde os termômetros podem ficar até 2,5°C acima da média.

O fenômeno El Niño segue firme e forte, "influenciando, principalmente, nas temperaturas, que deverão ficar mais altas do que nos dois últimos verões", afirma Vinicius Lucyrio, meteorologista do Climatempo.

"Quanto aos extremos de calor, a umidade elevada dessa época atenua o calorão, mas a umidade elevada vai fazer a população sentir mais calor do que os termômetros marcam", completa.