Vídeo mostra idosa de 85 anos amarrada em cadeira

Casos de maus-tratos contra idosos dobraram nos três primeiros meses de 2023

Vídeo mostra idosa de 85 anos amarrada em cadeira - Reprodução/ SBT News


Um vídeo, gravado por vizinhos, mostra uma idosa, de 85 anos, com a perna amarrada a uma cadeira, no quintal de uma casa. Ela parece reclamar da violência. Pela janela, uma mulher responde: "todo dia, tu vai ter que aguentar. Já tá um tempão assim". 


As imagens foram divulgadas nas redes sociais e provocaram revolta. Uma equipe da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa de Ananindeua, região metropolitana de Belém, foi até lá.












Na residência, estavam dona Maria Aparecida da Luz e a irmã. É ela a mulher que aparece nas imagens conversando com a idosa. No local, foram encontradas as cordas usadas para manter dona Maria presa. Ela foi resgatada e recebeu atendimento médico. Com ferimentos no corpo e desidratada, parecia confusa.

Dona Maria foi levada para um abrigo até que outro parente seja localizado. "A prefeitura vai se responsabilizar, se tornar a guardiã dessa idosa, uma vez que ela não vai ter nenhum parente, a gente não pode devolver lá pra residência em que o direito estava sendo violado", afirma Marisa Lima, secretária de Cidadania e Assistência Social de Ananindeua.  

De acordo com a polícia, a própria irmã confessou que mantinha a vítima amarrada para evitar que a idosa saísse de casa sozinha. A mulher foi indiciada por maus-tratos e violência doméstica baseada na Lei Maria da Penha, já que as duas moram juntas. Vizinhos denunciaram que as agressões aconteciam há pelo menos seis anos. 

Os casos de maus-tratos contra idosos dobraram nos três primeiros meses de 2023, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. As queixas resultaram em 202 mil violações, 97% a mais em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior.

Nos três primeiros meses do ano foram 34.243 denúncias registradas, 75% a mais do que no mesmo período do ano passado (19.562).

As queixas resultaram em 202 mil violações, 97% a mais em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior.

"A física é bastante frequente, qualquer tipo de restrição que essa pessoa sofra. A psicológica também é bem frequente, afetando uma pessoa idosa que já está com uma autoestima mais comprometida. A patrimonial também", diz Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
 

(SBT/News)