Votuporanga registra o 1º óbito por dengue em 2024

Em novembro do ano passado, quatro casos de DENV3 foram confirmados na cidade, tipo raro do vírus não circulava há 15 anos no Brasil

Votuporanga registra o 1º óbito por dengue em 2024 - imagem ilustrativa


A Secretaria de Saúde de Votuporanga (SP) confirmou o primeiro óbito por dengue na cidade, em 2024. A vítima é uma idosa de 71 anos, que morava no bairro São Cosme. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que ainda não está confirmado que tipo de vírus a vítima contraiu. 


De acordo com a Secretaria de Saúde, os novos dados divulgados nesta terça-feira (30) mostram o percentual de 389 casos positivos de dengue - destes, 6 são tipo 3 (DENV3). No ano passado o percentual foi de 50 casos positivos, com quatro casos tipo 3, considerado raro e que não circulava no Brasil há 15 anos. 

Falando sobre Chikungunya, até o momento, Votuporanga contabiliza um caso positivo e quatro aguardam resultado de exames. Diante do cenário de aumento no número de casos, a Secretaria da Saúde emitirá, a partir de agora, boletim epidemiológico semanalmente.

 
Medidas de combate à Dengue
 

Com o objetivo de continuar o trabalho de prevenção, que é realizado durante o ano todo pela Prefeitura, recentemente, a pasta anunciou novas medidas de enfrentamento e combate à Dengue como, campanhas de conscientização, ampliação do horário de visitas domiciliares pelos agentes de saúde, convocação de mais agentes da área, aquisição de novos equipamentos que auxiliarão no combate ao mosquito, entre outras ações.
 
“Lembrando que é fundamental o apoio, a colaboração e compreensão de toda a população para que esse trabalho possa ser uma força-tarefa em conjunto e, principalmente, que os moradores permitam a visita domiciliar dos Agentes de Endemias”, disse a secretária da Saúde, Ivonete Félix.