Zoológico de Rio Preto registra nascimento de filhote de anta

Esse é o segundo animal da espécie nascido no local em menos de dois anos; o filhote está saudável e já pesa mais de 14 quilos

Zoológico de Rio Preto registra nascimento de filhote de anta  - Divulgação/Prefeitura


O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto registrou o nascimento de mais um filhote de anta (Tapirus terrestris). Este é o segundo filhote da espécie, gerado e nascido de forma natural, no local, em menos de dois anos. 
 


O filhote macho nasceu em 17 de dezembro último, pesando 8,9 quilos e é resultado da cruza de um casal de antas, que vive no Zoológico. A gestação da espécie dura, em média, 13 meses.  
 
O animal está saudável, mama e já se alimenta de frutas moles. Na última avaliação, em 30 de dezembro, já estava pesando 14 quilos. Os pais são uma fêmea nascida no Zoo em maio de 2012 e macho foi resgatado pela Polícia Ambiental em Irapuã/SP. Ele chegou no Zoológico em janeiro de 2019, foi encontrado filhote e criado por trabalhadores em uma fazenda de laranja da região.
 
Em agosto de 2019, o Zoológico já havia registrado o nascimento de uma anta fêmea. Atulmente, o zoológico conta com cinco animais da espécie. O filhote deverá ser encaminhado para soltura em uma reserva monitorada na cidade de São Carlos (SP).