Corinthians compete em 2022, mas ainda precisa crescer como grupo

Equipe paulista vai precisar virar partidas em Copas e oscilar menos no Brasileirão

Corinthians compete em 2022, mas ainda precisa crescer como grupo -


É nítido que o Corinthians melhorou após a chegada de Vítor Pereira. O português, que tem um currículo respeitável pelos trabalhos que fez na Europa, mudou o jeito do Corinthians jogar após a demissão do antigo treinador, Sylvinho, que pouco conseguiu produzir a frente do alvinegro. Vítor ganhou reforços importantes para a sequência da temporada e acumulou bons triunfos nas Copas do Brasil e Libertadores, vencendo Santos e Boca Juniors. Levou o Corinthians, até então um time imaturo e muito longe da forma ideal, a competir com equipes mais qualificadas atualmente. Agora, porém, vai precisar reverter duas derrotas para conseguir avançar nas competições.

Sobre a Copa Libertadores, o desafio mais próximo, é praticamente impossível. Uma virada contra uma equipe como o Flamengo, hoje, seria quase épica pela qualidade do plantel rubronegro e o bom momento vivido com Dorival Jr. No jogo de ida, o Corinthians ficou na roda para este Flamengo, em Itaquera, e perdeu por 2 a 0. Um baque grande.

Todos os jogadores individualmente sensacionais do elenco flamenguista voltaram a produzir. Gabigol, Arrascaeta, Pedro, Everton Ribeiro... todos estão jogando muita bola. No banco? Simplesmente Vidal, Marinho, Pablo... é uma equipe europeia jogando na América do Sul. A virada é quase impossível de se concretizar. O jogo terá transmissão exclusiva do SBT, na próxima terça (9), às 21h15.

Do lado da Copa do Brasil, a volta será na Neo Química Arena, após o Timão perder por 2 a 0 para o Atlético-GO, em Goiânia. Este jogo é possível reverter, desde que o Corinthians consiga se impor jogando em casa. Geralmente faz isso. O ponto é que o ataque corinthiano não vem produzindo o que se espera. Yuri Alberto ainda não marcou, mesmo tendo enorme potencial para ser "o cara" do setor ofensivo. Willian, que pouco fez até aqui, pode sair e voltar para  Inglaterra e Roger Guedes oscila demais. Talvez a melhor surpresa seja Mosquito (ou Gustavo Silva), que vem fazendo bons jogos quando recebe oportunidades. Ainda assim, é pouco.

Ontem, contra o Avaí, o empate em 1 a 1 mostrou de novo que a equipe precisa melhorar em muitos aspectos. A vice-liderança no Brasileirão não corresponde com o futebol jogado pela equipe de Vítor Pereira. Assim como algumas equipes do Brasileirão, o alvinegro paulista vai precisar escolher onde focar.

Nos próximos 15 dias, se tudo der errado, o Corinthians pode ter só o Brasileirão para se concentrar. Alcançar o Palmeiras de Abel Ferreira na liga me parece muito distante da realidade, sem falar que outros adversários estão chegando, entre eles Flamengo, Fluminense e até o Atlético-MG, que acredito em uma reação no segundo turno.

Títulos? Neste momento, é impensável pensar nisso em todas as competições.

*Kaio Esteves coordenador de conteúdo digital no SBT Interior e comentarista no SBT Esporte para o interior de SP

Comentários