2 SEMANAS E O MUNDO GIRA RÁPIDO!

2 SEMANAS E O MUNDO GIRA RÁPIDO! -


Salve salve leitores dançantes.  Foram 15 dias muito corridos, cheios de compromissos, ansiedade (olha, precisamos falar um dia sobre isso!) que tira totalmente a condição criativa de qualquer pessoa, seja ela na música, nas artes em geral ou até mesmo pra escrever aqui pra vocês. Vamos ao que interessa, estamos de volta e há duas semanas eu estava escrevendo o “QSD” sobre o Rock in Rio e a sua história e importância no cenário musical mundial. O texto era lindo, cheio de datas e informações precisas.

Aí, veio a tal crise de pânico misturado com ansiedade nível hard, me cuidei e acabei assistindo o Rock in Rio e tanta coisa aconteceu, então descobri eu que em duas semanas o mundo gira numa velocidade que eu não sei, nós pobres mortais estamos preparados para tantas mudanças assim em tão pouco tempo. E o tempo tá passando rápido e as leituras sobre internet, música e artistas tem se mostrado que está tudo interligado.

Explico, por exemplo, “Bora Bill!” frase que se tornou um viral absurdo nesses últimos 15 dias. A história da frase insólita é tão normal no mundo que ela foi que criada e as pessoas lá daquela região estão tão acostumadas, que não é nada demais, o criador do viral, o locutor de várzea doc anal tv 100 futuro, olha ai o link, https://www.youtube.com/watch?v=wT7qyep-RGA, sempre faz essa brincadeira com o dono do local onde se realizam as partidas...e aleatoriamente, do nada, a frase virou! O criador a gente ainda não sabe se ele tá lucrando com esse feito, mas o Bill, já veio pra São Paulo, participou de programas de tvs, podcasts e etc, virou música, funk, forró, pisadinha, dance music e afins.

E me parece que a febre já tá indo embora, parece que a bola da vez é o sumido Akon e uma das últimas músicas dele a fazer sucesso, Bellydancer. Veremos. Bom, voltando ao assunto música, internet e rede social, assistindo alguns vídeos dos curadores musicais dos palcos mundo e sunset do Rock in Rio, o que me deixou mais chocado e assustado foi: O artista hoje em dia precisa ter capilaridade digital aguçada. Explico: hoje em dia segundo os curadores musicais (curador nada mais é que o pesquisador, o orientador, o cara que faz o jogo sujo da pesquisa, que entra nos canais dos artistas e indicam e recebem materiais para os gestores dos grandes eventos façam a contratação artística com um nível de erro baixo e recepção do público alta. Resumidamente!), eles procuram artistas, claro, conhecidos pelo público geral (massa!), também o alternativo, o underground, o que às vezes você não ouve no rádio, mas vai bem nas plataformas de streaming musicais, não são tão populares, mas tem um nicho grande e que consome bem, principalmente em festivais e o RIR é bem isso, uma “saladona” musical que vai do tomate que é popular ao crouton ao molho Caesar.

Essa capilaridade vai do material áudio visual do artista, com qualidade, com boa frequência e aceitação, até os benditos números de engajamento das redes sociais, quando eu digo rede sociais, não mostrando prato de comida e nem aquela foto de natal na casa da sua avó, é um perfil limpo, visual legal, sem dancinha a cada 3 Reels ou Tik Tok, conteúdo mesmo. Sobre seu posicionamento no seu nicho, sobre sua bandeira musical e social, sobre ter ou não ter personalidade, com um tráfego de entrega bom, quando eu falo isso, to falando em média de 17 a 35% de entrega para quem o segue, tem ótimos números no Youtube, ter plays consideráveis no Spotify, estar em festivais, sejam eles grandes ou menores impactos, mas que atenda o seu nicho. Então hoje em dia, muito sobre sua carreira vai de encontro com o que você é no digital e como você entrega seu material no digital. Se a dança das trends é a sua onda, ok, você será uma subcelebridade até o próximo bom tiktoker te superar e se tornar um viral. Estará em áreas vips dos eventos e só.

Agora, se você é um artista e almeja algo, ajeita sua sredes sociais, melhores o audiovisual do seu role e principalmente, tenha capilaridade, constância, frequência e tenha o tráfego, seja real, mostrea lguma coisa, assim que a roda está girando e assim que vai ser daqui pra frente. Se ainda está como eu, por exemplo, atingindo 3.2% do seu nicho/seguidores e engajando pouco, planeje, redefina a rota e melhore seu conteúdo e os seus canais oficiais. Tudo isso é levado em conta, a música não é só mais boas produções, ótimos arranjadores, e grana pra tráfego. Hoje em dia pra você estar inserido em grandes casas, festivais e afins, tenha conteúdo bom, faça boas produções e principalmente, apague as fotos do natal em família. Isso não dá capilaridade ao seu negócio. Saiba separar as coisas ou os perfis. Enfim, é isso, semana que vem estamos de volta, se a ansiedade não me visitar! Viva o engajamento.

TOP 5 – ENGAJAMENTO

1 - DUA LIPA - DON´T START NOW

2 - COLDPLAY - MY UNIVERSE

3 - JUSTIN BIEBER – PEACHES

4 - IRON MAIDEN - RUN TO THE HILLS

5 - ALOK - DEEP DOWN

 

Comentários