ELVIS NUNCA MORREU, AGORA O DEVOLVERAM... PRA PISTA!

Novo filme do Rei do Rock traz faixa que resgata um dos maiores hits do artista

Salve salve meus amigos... acredite, estamos no segundo ​'​Que Se Dance​'​, porque não sei, achei que meu amor e minha empolgação em escrever sobre música teria um lado em que as pessoas próximas e que convivem comigo me trariam muito mais, más notícias, do que boas, em relação a escrita feita por mim em modelos nada clássicos do jornalismo “clássico”! Ao contrário, recebi combustível e fiquei feliz com isso.

ELVIS NUNCA MORREU, AGORA O DEVOLVERAM... PRA PISTA! -


Essa semana vamos trazer pra pista do QSD um semideus em forma humana que viveu entre nós aqui, com toda força de uma voz que cresceu em igrejas negras e trazia nas suas músicas e seu quadril​. Essa história o deixou em berço esplêndido com as mulheres​,​ que ficavam alucinadas, deixavam os homens tradicionais daquelas décadas (1950, 60, 70) “pegando ar”​, como se diz hoje​​. Pela imagem sexy e que, nos moldes tradicionais, homens jamais revelariam ou quebrariam tabus já colocados pela sociedade, ​porém, o homem era empurrado pelo talento​ e​ por bons conselhos da mãe​,​ Gladys​. Fez dezenas de filmes e se tornou uma referência não só pro rock, eu acredito que não houve nada mais pop que​ ele,​ Elvis.

Recentemente os cinemas assistiram sua “cinebiografia” assim como já vimos também não tão longe do atual 2022, cinebiografias de Queen, Elton John, onde tempo e espaço não é tão bem colocado assim nas telonas, mas pra quem é fã de verdade, o que interessa é o enredo (que pra quem é crítico nem gosta tanto assim..), a história, o final feliz!... Que no caso de Elvis não foi tão feliz assim. Mas o que vale a pena assistir é a personificação do artista no maior show da terra e o maior fenômeno que música até ali havia produzido com seus altos e baixos, as pressões e para alguns apenas uma máquina de fazer dinheiro e hits!
Pois bem, bora falar da volta de Elvis as pistas.

​​A você​,​ plebeu de primeira viagem, o filme do rei que tem a direção de Baz Luhrmann e produzido pelos estúdios Warner Bros, tem uma trilha sonora pesada e com nomes de primeira linha do mercado atual. Posso citar a Doja Cat que tem em Vegas abrindo os trabalhos absurdamente bo​ns​ e dita o ritmo de uma sequência que passa pelo Maneskin​,​ que gravou ​'​If I Can Dream​'​ de 1968 (E que não está entre os maiores hits do Elvis), mas muito boa nesse cenário novo e pop.

ELVIS NUNCA MORREU, AGORA O DEVOLVERAM... PRA PISTA! -


O que chama atenção para essa trilha são ​três​ australianos fazedores de música boa e bem produzida conhecidos como PNAU (pronuncia-se ​"​pinau​"​), chancelados pela música eletrônica, com muito “splice”, criatividade e muito tempero pop, que toca em rádios​ e constantemente​ entra em top charts (os famosos top 40, top 100 da vida)​. Se você não conhece, quando começar ouvir as músicas desses caras, garanto que, pelo menos umas 3 ou 4 músicas já entram de bate pronto na sua playlist sem fazer força.

O trio é responsável atualmente pelo hit blockbuster (nem sei se tem essa denominação! Rsrsrsrs), Cold Heart de Elton John e a maravilhosa Dua Lipa​,​ que atingiu o topo das paradas em todo planeta e alavancou o novo álbum do britânico Elton John​. Ele​ fez diversas parcerias durante o auge da pandemia e lançou seu álbum recentemente​. Vale uma “escutadinha”​,​ viu.

Ouça aí!






Falando ainda em Cold Heart, a música mistura vários hits de Elton e que é adocicada pela voz de Dua Lipa... bom​,​ isso é pra outro dia, negócio aqui é Elvis.

Pnau resgata um hino do rei do rock, Suspicious Mind, usando melodias que lembram a própria Cold Heart e com pitadas do French House (falaremos mais pra frente sobre esse estilo que vem ganhando força novamente), e dentro da produção você é arremessado p​a​ra um sample (quando o DJ retira um pedaço de uma música e faz uma colagem em outra) de ​'​Any Day Now​'​ gravada por Elvis em fevereiro 1969 e que também foi sucesso do incrível Chuck Jackson 7 anos antes, e aí, o produto final, se torna a inoxidável ​'​Don´t Fly Away​'​.

Mistura modernidade com os vocais originais de Elvis, inclusive o sample de ​'​Any Day Now​'​, este cretino que aqui escreve, quase comete a heresia de achar que seria um vocal feminino e na verdade é a gravação original. Muito agudo ​e ​sem muitos graves​. Algo raro, pois as músicas do rei sempre t​ê​m o grave da sua ​potente voz.

ELVIS NUNCA MORREU, AGORA O DEVOLVERAM... PRA PISTA! -


Enfim, uma música que ficou absolutamente perfeita e com o selo Pnau de garantia. Vale a pena fazer uma pesquisa musical e ouvir as produções desses caras, é deliciosamente apaixonante!

Me despeço de vocês convidando para 3 atos​: o primeiro assistir o filme ​'​Elvis​'​ nos cinemas. É muito bom​!​ Tom Hanks está quase irreconhecível como empresário oportunista de Elvis, mostra o tapa na cara que foi o artista na sociedade machista e conservadora americana​ da época​. ​O segundo ato é, ouça ​'​Don´t Fly Away​'​. Terceiro e último ato, ouça Pnau, é uma aula de criatividade e boa produção.

Até mais.

TOP 5 PNAU

1 – Elvis, Pnau – Don´t Fly Away

2 – Elton John, Dua Lipa – Cold Heart (Pnau Remix)

3 – Elton John, Pnau – Good Morning to the night

4 – Faul & Wad – Changes (Pnau Remix)

5 – Diana Ross, Tame Impala, Pnau – Turn Up the Sunshine​

Mario Bros – DJ, Produtor, Apresentador e apaixonado pela Helena

Segue lá no Instagram!

Comentários