​Após denúncias, PF de Jales vai investigar "fura fila" na vacinação contra a covid

Polícia recebeu denúncias na região e começou a investigar possíveis casos

​Após denúncias, PF de Jales vai investigar "fura fila" na vacinação contra a covid - Divulgação/PF


A Polícia Federal de Jales (SP) vai investigar denúncias recebidas nos últimos dias de pessoas que teriam furado a fila na vacinação contra a covid-19, provocada pelo novo coronavírus.


Segundo a PF, as denúncias foram recebidas contra pessoas que não fazem parte do grupo prioritário da vacinação - idosos ou profissionais de saúde - e nem estão na linha de frente do combate contra a doença.

"Após receber denúncias sobre possíveis descumprimentos aos critérios de prioridade à vacinação contra a covid-19, determinados pelo Ministério da Saúde, a Polícia Federal em Jales vai instaurar inquérito policial visando investigar as informações recebidas. Caso sejam enc​​ontradas irregularidades no processo de vacinação, a autoridade policial poderá indiciar criminalmente os suspeitos, individualizando a conduta criminal de cada um", informou a PF, em nota.

Centenas de denúncias foram feitas em várias cidades do país envolvendo pessoas que teriam se vacinado sem fazer parte dos grupos prioritários.​ ​Promotores de Justiça e procuradores da República de diferentes regiões estão instaurando procedimentos para apurar denúncias de favorecimento​.

Há investigações em andamento em pelo menos 10 estados brasileiros. No Amazonas, a aplicação do imunizante foi suspensa na quinta-feira (21) para reformulação dos procedimentos, depois de denúncias de irregularidades de vacinação em profissionais de saúde fora do grupo prioritário. Os casos estão sendo investigados.