Arte em madeira e imagens fotográficas é a mais nova exposição do "Legato" em Rio Preto

São 16 obras artísticas extraídas da natureza, tanto em material quanto em inspiração, entre esculturas de madeiras, quadros e luminárias e nove imagens fotográficas de paisagens naturais

Arte em madeira e imagens fotográficas é a mais nova exposição do "Legato" em Rio Preto - Arquivo Pessoal


O artista plástico Fernando Silvério e a fotógrafa Priscila Beal expõe suas artes na mais nova do Legato CoWorking em Rio Preto (SP). A exposição denominado de  “Evolução”, fica até o dia 11 de março e tem vista monitorada e agendada. A curadoria é a cargo Newton Malvezzi. São 16 obras artísticas extraídas da natureza, tanto em material quanto em inspiração, entre esculturas de madeiras, quadros e luminárias e nove imagens fotográficas de paisagens naturais.


Segundo o curador da mostra, o objetivo de despertar nas pessoas a importância de se preservar o meio ambiente e proporcionar uma reflexão interior. “A simplicidade e organicidade das obras nos acolhem, num jogo de humanização que nos reconcilia com nossa essência humana e com nossa alma, revelando algo que nos integra e nos propõem a uma evolução”, comenta Fernando Silvério, artista plástico que usa madeira de queimadas e ou achadas para evoluir as suas obras..

Os trabalhos do Fernando Silvério, nasceram do desrespeito ao meio, ele começou a recolher troncos e pedaços de madeira queimados e descartados no meio ambiente. Dando vazão à sua consciência e criatividade, conseguiu ressignificar o que era descartado e criar obras exclusivas e únicas. Assim surgiu o artista, descoberto  por Tida Ricco e Beto Carrazzone, referências das artes em Rio Preto.

Em 2020, início da Pandemia, tempos de medo e incertezas, Silvério investiu na necessidade de reconecção interior que resultou na produção de esculturas únicas, ainda em 2020, realizou a exposição “Expansões”, em Londrina, Paraná. Fernando Silvério traz a proposta de enxergar a nossa inteireza de forma mais profunda, nos percebermos em comunhão com o meio ambiente e compreendermos a necessidade de elevação de nossa consciência, sua obra segue nos convidando a uma aventura de sensibilidade, crescimento e evolução.

O curador da mostra destaca ser uma oportunidade para o próprio artista divulgar e comercializar suas obras, mesmo que a exposição não tenha esse objetivo. “É uma ação que não visa diretamente a venda das obras, mas elas acabam acontecendo. Esta é uma ação que favorece a todos, tanto para mim que faço a curadoria, visando a exposição das artes, quanto ao coworking, que está sempre renovando seu espaço, e ao artista”, afirma Newton Malvezzi..

Já a exposição de fotografia que acompanha as esculturas e luminárias de Silvério, fica por conta de Priscila Beal, fotógrafa de Rio Preto. Ela também atua como artista visual, videomaker e cinegrafista. Priscila é formada em Rádio e TV pela Unesp, tem 28 anos e fotografa desde os 13. Apaixonada pela natureza, arte, imagens e viagens, busca colocar sua criatividade e sensibilidade nos mais diversos assuntos que aborda. Algumas das suas fotos já foram exibidas em importantes meios fotográficos, incluindo sites internacionais da National Geographic e Vogue. Quanto a concursos fotográficos, seu trabalho já foi considerado um dos 6 melhores na Categoria Ensaio - Retratos, em concurso promovido pela Revista Fotografe Melhor em 2021, a maior revista do ramo da América Latina; recebeu medalha de ouro na 20ª Bienal Internacional de Natureza da FIAP (2020); e medalhas de bronze no 9° Salão Nacional de Arte Fotográfica ABCclick 2021; no Photo Nature Brasil 2019; e no Photo Nature International 2019

Serviço

Exposição “Evolução”, do artista plástico Fernando Silvério e da fotógrafa Priscila Beal, no espaço Legato Coworking, no Edifício Navarro Building, localizado à Rua Jair Martins Mil Homens, 500. Visitação gratuita, das 19h às 20h, durante a semana, e das 9h às 11h, aos sábados. O agendamento poderá ser feito pelo telefone (17) 99184-6701.