Castração em massa pretende atender 800 animais em Rio Preto

Ação da Secretaria do Bem-Estar Animal acontece de 8 a 12 de fevereiro

Castração em massa pretende atender 800 animais em Rio Preto -  Arthur Silva/Sec. Bem-estar Animal


A primeira edição da castração em massa de 2023 acontece entre os dias 8 e 12 de fevereiro, no Complexo Swift de Educação e Cultura. Desta quarta a domingo, a meta é castrar cerca de 800 animais, entre gatos e cães, fêmeas e machos.


A ação é da Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto e atende animais cujos tutores já solicitaram a esterilização.

 O agendamento prévio é feito pela equipe da secretaria e o tutor deve respeitar dia e horário marcados. O serviço será oferecido das 8h às 16h. É preciso portar documento pessoal e comprovante de residência. “É importante não atrasar e muito menos faltar, pois tira a vaga de outro animal. Além disso, não adianta chegar lá com o animal em jejum e sem agendamento, pois não haverá encaixe”, alerta a secretária Cláudia De Giuli.

 Além de controlar a população de cães e gatos e, consequentemente, diminuir os casos de abandono no município, a castração é um importante método preventivo de doenças, como leishmaniose e esporotricose, além de patologias que afetam o aparelho reprodutor em fêmeas e machos, como a piometra e distúrbios testiculares, e podem ser fatais.

No momento do agendamento, o tutor é orientado em relação ao preparo pré-cirúrgico do animal, principalmente o jejum. “O período de jejum é de oito horas, nem menos nem mais. Caso contrário, aumenta o risco de morte durante o procedimento”, afirma Cláudia. Para ser esterilizado, o pet precisa estar saudável e não pode estar acima do peso.

 Depois de passar pela triagem, o pet é anestesiado, higienizado e finalmente castrado. Após a cirurgia, precisam ficar em observação por um tempo, por causa do efeito do anestésico. O animal então é liberado e o tutor, orientado em relação aos cuidados pós-cirúrgicos, até mesmo com fornecimento de medicação.

“É uma política pública importantíssima oferecida em massa pelo município de Rio Preto. Então, não tem desculpa. Precisamos castrar. Os casos de abandono cresceram muito e estamos com superlotação. O número de adoção é muito pequeno para a quantidade de animais que precisam de resgate”, diz a secretária.

Para acessar o serviço de esterilização de cães e gatos, o munícipe deve entrar no site da prefeitura e preencher o formulário disponível no endereço: https://www.riopreto.sp.gov.br/servico/esterilizacao-de-cadelas-caes-gatas-e-gatos/

O Complexo Swift de Educação e Cultura fica na Avenida Duque de Caxias, 3.900, Jardim dos Seixas, em Rio Preto.

Serviço:

Castração em massa (1ª edição)

Dia: 8 a 12 de fevereiro (quarta-feira a domingo)

Horário: 8h às 16h

Local: Complexo Swift de Educação e Cultura

Endereço: Avenida Duque de Caxias, 3.900, Jardim dos Seixas

*somente com agendamento prévio*