Cidades do interior de São Paulo terão encontros sobre Economia Criativa

Cidades do interior de São Paulo terão encontros sobre Economia Criativa -


No primeiro semestre de 2023, o projeto Curto Circuito passará por 11 cidades brasileiras, realizando bate-papos e workshops sobre Produção Cultural e Economia Criativa com profissionais da área. As primeiras cidades a serem contempladas são Quatá e Macatuba, em São Paulo. O projeto também atenderá as cidades de Guarujá (SP), São Paulo (SP), Mauá(SP), Campinas (SP), Sumaré (SP), Valinhos (SP), Recife(PE), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS).


O objetivo do projeto é criar um diálogo entre os profissionais da Economia Criativa e os jovens, a fim de que eles percebam as possibilidades e oportunidades que a área oferece.

Por ser uma atividade econômica onde a criatividade é o principal fator, os jovens encontram muitas oportunidades de empregos relacionadas às suas habilidades, até mesmo antes de uma formação tradicional.

Hoje em dia, existem iniciativas de economia criativa em quase todas as áreas como: consumo, moda, publicidade, audiovisual, cultura, tecnologia, entre outras.

Para se ter uma ideia da força do setor, em 2017, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) foram movimentados R$171,5 bilhões pelo segmento criativo, representando cerca de 2,61% do PIB nacional. No Brasil, no mesmo ano, o setor automotivo movimentou um valor que representa 2,2% do PIB Nacional, demonstrando que a Economia Criativa movimentou mais do que este setor.

“O projeto Curto Circuito deixa a Economia Criativa mais palpável para os jovens. Ter contato direto com quem trabalha na área gera um interesse maior pelas profissões, aumentando as possibilidades de termos equipes cada vez mais capacitadas”, explicam os publicitários Thais Polimeni e Leonardo Cássio, mediadores dos bate-papos e organizadores do projeto. Desde 2019, eles atuam com o segmento, com um canal de entrevistas com profissionais da Economia Criativa que gerou a série de bate-papo Curto Circuito.

Quatá

Na cidade de Quatá o projeto acontece na Escola Professor Francisco Balduino de Souza Chiquinho (Avenida Comendador José Giorgi, 1263- Centro, Quatá - São Paulo), no dia 22 de março, em duas sessões, com quatro profissionais da região que atuam com economia criativa e dois mediadores.

Às 16h, o bate-papo contará com o comunicador, ator e humorista André Silva, de 24 anos, que realiza o Stand Up "Com Carinho, Internet”, que traz situações engraçadas do cotidiano das redes sociais e da comunicação humana. Além do ator Emerson Grotti, que atuou no teatro, no cinema, séries e comerciais, entre eles na peça “Ponto de Partida”, de Gianfrancesco Guarnieri e direção de Bernardo Berro (2018); no curta- metragem“Despovoados” de Guilherme Xavier; e na série “171 – Negócio de Família”, com direção de Roberto D’Ávila (Universal Channel).

Às 19h, o encontro será com a diretora, coordenadora artística e professora Melina Serrano, formada pela Royal Academy of Dance e proprietária da Escola Arte e Dança com mais de 14 espetáculos autorais. E com o músico, ator, escritor, diretor e dramaturgo Nelson Silva que atua como gestor cultural do Ponto de Cultura de Paraguaçu Paulista.

Macatuba

Em Macatuba, o bate-papo acontece no dia 23 de março, às14h30, no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico (Av. Cel. Virgílio Rocha, 525, Macatuba – SP). Participam, o ator, diretor, figurinista e dramaturgo Ivo Nascimento, integrante e cofundador do MYTHUS Teatro. Ivo atuou por doze anos como professor de teatro no Centro Cultural de Macatuba e, em 2013, exerceu a função pública de Coordenador da Cultura do Município. Além do ator e diretor Cido Silva também integrante e cofundador do MYTHUS Teatro e que atuou, entre outros, dos espetáculos “Os Olhos de Madame”, “Andantes” e “O Porão”.

Todos os bate-papos terão intérprete de Libras, serão gravados e ficarão disponíveis no Canal youtube.com/utopia2222 e no Spotify “Profissões da Economia Criativa”, canais pertencentes aos organizadores do projeto Thais Polimeni e Leonardo Cássio.

A terceira edição do projeto Curto Circuito tem apoio do edital do ProAC .

SERVIÇO

Circuito Profissões da Economia Criativa (Curto Circuito)

Dia 22 de março- 16h e 19h - Escola Professor Francisco Balduino de Souza Chiquinho - Avenida Comendador José Giorgi, 1263- Centro, Quatá - São Paulo.

Dia 23 de março, às 14h30, no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico - Av. Cel. Virgílio Rocha, 525, Macatuba – São Paulo.