Estado de São Paulo oficializa doação da área do antigo IPA

O Executivo fará um estudo para definir de que forma a área será ocupada, dando destaque para Agricultura, Meio Ambiente e Assistência Social

Estado de São Paulo oficializa doação da área do antigo IPA - Prefeitura de Rio Preto


Foi publicada na última quarta-feira (14), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a doação ao município de Rio Preto da área do IPA que inclui os prédios onde funcionavam a sede administrativa e o presídio. O Executivo fará um estudo para definir de que forma a área será ocupada, dando destaque para Agricultura, Meio Ambiente e Assistência Social.


“Quero deixar registrado o empenho do governador Rodrigo Garcia em atender essa demanda de Rio Preto. Foram inúmeras tratativas até que finalmente a área pudesse ser repassada ao município. Agora iremos iniciar os estudos para a destinação correta do espaço, contemplando diversas secretarias e serviços”, destacou o Prefeito, Edinho Araújo.

“Essa conquista representa um avanço extraordinário para o desenvolvimento sustentável de Rio Preto e de toda a região metropolitana. Esta área terá extrema importância na implantação da agenda ESG (Social, Ambiental e Governança) na cidade. Registro meus cumprimentos ao governador Rodrigo Garcia pela iniciativa e ao prefeito Edinho Araújo pelo empenho nas tratativas que mantivemos com o governo do Estado”, comentou o secretário de Planejamento e vice-prefeito, Orlando Bolçone.

Segundo o prefeito Edinho Araújo, a decisão do governador coroa um trabalho integrado e cooperativo entre a Prefeitura e o Governo do Estado em todas as instâncias. “Com certeza, o uso que se fará desta área terá um significado imenso para o futuro da cidade, principalmente na ocupação planejada aliada à preservação ambiental”, disse o prefeito.

Nos próximos dias, a prefeitura inicia a análise técnica de quais pastas deverão ocupar os prédios existentes no local. O prefeito destaca que a prioridade, que justificou a doação da área, será a preservação ambiental e trabalhos ligados à assistência social.

Atualmente, o local é preservado pelo Comitê de Prevenção às Queimadas, formado por instituições públicas e privadas, que realizam ações para evitar a ação do fogo naquela região durante o período de estiagem. O grupo é coordenado pela Defesa Civil de Rio Preto.

(As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social).