Frente fria se aproxima e traz chuva entre 20 e 24 de novembro

Sistema meteorológico pode causar pancadas de chuva forte e rajadas de vento em várias regiões do estado de São Paulo

 Frente fria se aproxima e traz chuva entre 20 e 24 de novembro - Imagem Ilustrativa


O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado informa que, entre os dias 20 e 24 de novembro, uma frente fria trará acumulados significativos de chuva em todo o território paulista, com condições para temporais acompanhados de raios e rajadas de vento.


Na Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Serra da Mantiqueira, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Araraquara, Baixada Santista, Presidente Prudente, Assis e Dracena, as rajadas de vento podem ultrapassar 50 km/h, além de volumes significativos de chuva.

A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e outros problemas relacionados a raios, vento forte e granizo, especialmente em áreas vulneráveis.

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

Evite áreas arborizadas durante tempestades, devido ao risco de queda de árvores.
Não enfrente áreas alagadas: uma lâmina de água com 15 cm pode arrastar uma pessoa, e 30 cm podem deslocar um veículo.
Procure abrigo ao ouvir trovões e evite exposição ao ar livre.
Atenção em áreas de encosta: sinais de movimentação do solo, como rachaduras em paredes, portas e janelas emperradas, inclinação de postes e árvores, e água lamacenta escorrendo, indicam risco de deslizamento.

EM CASO DE RAJADAS DE VENTO

Abrigue-se em local seguro, longe de árvores e estruturas metálicas frágeis.
Mantenha distância de janelas e vidros.
Evite trabalhos com andaimes ou materiais metálicos.
Ao dirigir, fique longe de cabos elétricos, outdoors e torres de transmissão.

Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do automóvel e acione o serviço de emergência. Em caso de incêndio no carro, saia corretamente: pise no chão com ambos os pés juntos e dê pequenos saltos para se afastar, mantendo sempre os dois pés no chão simultaneamente. Com informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo.