Lucy Montoro de Rio Preto promove o maior carnaval inclusivo do Noroeste Paulista

Após dois anos ausente por conta da pandemia, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, de São José do Rio Preto, colocou o bloco na rua novamente nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro

Lucy Montoro de Rio Preto promove o maior carnaval inclusivo do Noroeste Paulista - Divulgação


Com o “Bloco do Nada Igual”, em sua 2ª edição, os foliões do instituto fizeram a festa em um desfile com participação musical do cantor Seu Moço e da banda Visão do Coração, do Instituto de Reabilitação Visual de Rio Preto, em um trio elétrico.


Para a diretora do Lucy Montoro, Dra. Regina Chueire, a mistura do carnaval com inclusão propicia mais autonomia aos pacientes.

“É maravilhoso e transformador. Conseguimos a inclusão de todas as instituições parceiras, somos o maior bloco inclusivo do Estado de São Paulo, por isso nosso bloco chama "Nada Igual". É importante mostrar para cidade que nossos pacientes são pessoas normais, gostam de carnaval, gostam de dançar, de curtir e estão se sentido mais autônomos e capacitados. Pessoas amputadas, na cadeira de rodas, aqui não existe limitações, todos curtem à sua maneira, bem coloridos e com fantasias”, afirmou Dra. Regina.

Já a psicóloga do Instituto, Cristina Vitti, ressaltou sobre o respeito às diferenças e a boa convivência em um clima de descontração como o carnaval.

“As pessoas têm que aprender a viver com as diferenças, nada é igual na natureza. Precisamos expor nossas potencialidades, nossas capacidades. Não é por que temos perdas, dificuldades, que vamos viver excluídos. A ideia é conviver, aproveitar a vida e tudo que tem bom. Todos juntos, com respeito e amor”, disse Cristina.

E quem aproveitou para cair na folia e curtir sem preconceitos foi a paciente Claudineia Aparecida de Oliveira, que foi a porta-bandeira desse carnaval.

“Para mim foi fantástico. É o que queríamos mostrar, a alegria do 'mundo dos deficientes'.  A deficiência está na cabeça, não no corpo. E o que estamos mostrando é isso, a alegria, a felicidade, a inclusão na sociedade de forma leve. Sou dançarina e este é o segundo ano que saio como porta-bandeira e para mim é realização de um sonho, pois a coisa que eu mais amo na vida é dançar."

O Secretário Municipal de Cultura de Rio Preto, Pedro Ganga, esteve no evento e elogiou a iniciativa do Lucy Montoro.

“Essa ação é muito importante, pois todos temos direto a tudo. Carnaval antigamente dificilmente tinha a participação de uma Pessoa com Deficiência, hoje não. A iniciativa do Lucy Montoro de Rio Preto vem com segundo ano e tem de tudo para virar também uma tradição. Parabéns aos diretores e colaboradores por um evento tão perfeito. É emocionante, todos curtindo e vibrando muito”, disse o secretário.