Maçons de Rio Preto apresentam campanha pró-Ucrânia

Doações, sem valor mínimo, podem ser feitas em dinheiro através de PIX

Maçons de Rio Preto apresentam campanha pró-Ucrânia - Divulgação


Os apelos de socorro vindos da Ucrânia, país no sudeste da Europa, já chegaram a Rio Preto e estão prestes a ser atendidos. Em guerra contra a Rússia desde o dia 24 de fevereiro de 2022, o cenário é de destruição, mortes, fome, fugas e desespero.


A iniciativa partiu da Grande Loja Maçônica da Ucrânia,  revelando as consequências que afetam o povo  como falta de abrigo, água, alimentos e remédios. E então maçons de mais de 300 Lojas do Estado de São Paulo (cerca de 8.700 mil integrantes) que compõem o Grande Oriente Paulista, Potência Maçônica do Estado, se uniram e criaram a campanha lançada nesta sexta-feira, 18/3, para arrecadar fundos e ajudar a população ucraniana.  

A campanha “Uma mão à Ucrânia” foi lançada no auditório do Ciesp, em Rio Preto, com a presença do prefeito Edinho Araújo; do presidente da Câmara Pedro Roberto, Aldina Damico (diretora Ciesp), Antonio Flavio Varnier (Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista), Paulo Sader (Acirp), Astéria Quintana (Rotary Club), além de maçons e empresários.

Coordenada por uma comissão formada por maçons do município de Rio Preto Dani Ricardo Mateus, Vilmar Marangoni Pires e Maurício Bellodi; de São Carlos Henrique Affonso de André Sobrinho e Francisco Paulo Mayer; e da capital Paulo César Dias Carneiro e Flavio Ballerine.

“Decidimos enviar  dinheiro aos ucranianos, pois a logística de enviar remédios, alimentos, roupas e outros é mais demorada, e o povo ucraniano precisa de ajuda imediata”, explica o Grão-Mestre Antônio Flávio Varnier.

Todo valor arrecadado será revertido para compra de alimentos, remédios, roupas e itens necessários para a sobrevivência do povo ucraniano. Em Rio Preto, a campanha foi concretizada pelo publicitário Cyrineu Massucato, para TV, rádio, jornal, revista e redes sociais. A gravação de áudio esteve a cargo do radialista Cacá Rossett.

Após a apresentação das peças publicitárias, o prefeito Edinho cumprimentou os integrantes da maçonaria, manifestando sua adesão e solidariedade. “Com a participação da maçonaria estamos diante de um verdadeiro  exército de paz! A hora é de colaborar, ajudar. Os maçons têm sobre os ombros uma missão humanitária em qualquer parte do mundo, e agora com a guerra devemos prestar socorro, pois a guerra afeta a todos, não importa a sua localização,”, disse o prefeito Edinho.

A campanha Uma mão à Ucrânia já está aberta para empresas e qualquer pessoa que tenha interesse em doar. As doações, sem valor mínimo, podem ser feitas em dinheiro através de PIX 47.331.871/0001-51.

Todos os recursos arrecadados serão enviados à Ucrânia.