Motorista morre após bitrem carregado de soda cáustica cair em riacho

O veículo caiu no ribeirão Lajeado, fonte de abastecimento para Penápolis

Motorista morre após bitrem carregado de soda cáustica cair em riacho - Ivan Ambrósio/Jornal Interior


O motorista de um caminhão que transportava soda cáustica morreu na tarde de ontem (28), em um acidente na rodovia Marechal Rondon (SP-300), no quilômetro 483. O veículo caiu no ribeirão Lajeado, que serve de fonte de abastecimento para Penápolis.


Segundo apuração do Jornal Interior, o condutor trafegava com o bitrem, no sentido capital/interior quando, por motivos a serem esclarecidos, perdeu o controle da direção, danificando parte da defensa metálica e descendo por um barranco até o curso d’água.

FOGO

Com o impacto, a cabine pegou fogo, sendo contida pelo Corpo de Bombeiros. Parte da soda cáustica que era transportada nos tanques vazou para o manancial. O motorista morreu no local. Parte do bitrem ficou “enterrada” em um dos barrancos.

A Polícia Rodoviária e a concessionária Viarondon estiveram no local, interditando parte da pista. O IC (Instituto de Criminalística) realizou perícia que apontará as causas do acidente. Os laudos devem sair em até 30 dias.

Representantes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) estiveram no local analisando quais medidas possam ser tomadas. Não há uma previsão de quando que o restante da carga seja transbordada para outro caminhão e de que o veículo possa ser retirado do manancial. Um inquérito será instaurado para apurar o caso.

A direção do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) emitiu um comunicado oficial, afirmando que, “até o momento, não seria interrompido o abastecimento de água” na cidade. A autarquia afirmou ainda que “estava monitorando o acidente e publicaria atualizações em suas redes sociais”.

A manifestação se deu ao acidente com um bitrem carregado com soda cáustica, que caiu no ribeirão Lajeado, manancial que abastece o município, na tarde de ontem (28). Segundo informações preliminares, houve vazamento do produto, que deve chegar ao ponto de captação até o início da noite. Por enquanto, o abastecimento não seria prejudicado.

“Numa análise preliminar, não há necessidade de interrupção na captação, tratamento e distribuição da água para a população”, garantiu o presidente Carlos Alberto Bachiega, que esteve no local do acidente. Ele pediu para que a população tenha tranquilidade neste momento e frisou que o Daep está monitorando a qualidade da água. “Isso é feito na estação de captação e, até agora, não houve identificação de alterações que pudessem motivar a interrupção”, ressaltou.

ECONOMIA

O presidente do departamento pediu que a população economize o máximo possível de água, isso porque não se tem previsão de liberação do local do acidente e com o transbordo da carga pela empresa responsável pelo transporte.

No caso de haver a interrupção da captação e do tratamento, o sistema de reservação existente na cidade garante o abastecimento, ao menos, por algumas horas.