MP investiga denúncias de irregularidades em provas de concurso público

Provas foram aplicadas em concursos públicos de Bady Bassitt e Potirendaba, no interior de São Paulo

MP investiga denúncias de irregularidades em provas de concurso público - Arquivo pessoal


O promotor Cláudio Santos de Moraes, do Ministério Público de São José do Rio Preto (SP), instaurou inquérito civil para apurar denúncias de irregularidades nas provas aplicadas no concurso público promovido pela Prefeitura de Bady Bassitt (SP), no dia 8 de janeiro, para o preenchimento de 231 vagas para vários cargos. 


De acordo com o promotor, os denunciantes relataram que algumas provas já estavam sublinhadas e com as questões respondidas. Veja abaixo:



 



Leiliane Vilaça, uma das candidatas que prestou a prova, disse ao sbtinterior.com que considera o caso como uma falta de respeito e espera punição aos envolvidos, se for confirmada a irregularidade.

“Comprei apostilas, me dediquei noites estudando após minha filha de três anos dormir. Tudo em busca de um sonho. A aplicação da prova foi às 8h em uma escola infantil, com cadeiras e meses minúsculas, eu estava exausta por causa das noites sem dormir. E ainda tive que me deparar com diversas irregularidades. ‘Padrinhagem’ tem em todas as Prefeituras, mas dessa vez extrapolaram. Total falta de respeito e ética por parte de todos envolvidos, o quais devem serem punidos”, desabafou.

Por meio de nota, a Prefeitura de Bady Bassitt informou que, após uma investigação minuciosa, não foram encontradas irregularidades que justifiquem o cancelamento do concurso público realizado recentemente, mas encontrou três questões com erros de impressão.  Veja:

“Foram constatadas apenas três questões, em provas distintas, com erros de impressão que resultaram na presença das respostas corretas no caderno de provas dos candidatos. Essas questões serão anuladas. A anulação dessas questões não afetará a validade do concurso, que foi aplicado de acordo com as normas estabelecidas. Também houve um pequeno atraso no início das provas devido a um problema mecânico, mas isso não afetou a segurança e a qualidade do concurso. A prefeitura destaca a importância desse concurso público, pois são 231 vagas em disputa, com cargos de extrema necessidade para o funcionamento da administração pública da cidade. Bady Bassitt tem sido a cidade que mais cresceu na região, segundo dados prévios do Censo 2022 do IBGE, e é necessário ter profissionais capacitados e qualificados para o bom atendimento ao cidadão em todas as áreas administrativas, principalmente na saúde e educação. Estamos comprometidos em garantir a transparência, a igualdade e a legalidade do concurso, assim, estamos disponíveis para responder e averiguar qualquer questionamento ou denúncia relacionado ao processo."

A mesma situação ocorreu no último domingo (15), desta vez em Potirendaba. Na ocasião, os exames aplicados no período da tarde foram cancelados porque as respostas estavam em negrito.

O caso é acompanhado pelo promotor Rodrigo Vendramini. Um boletim de ocorrência na Polícia Civil foi registrado.

Em nota, a Prefeitura de Potirendaba informou que vai tomar as medidas cabíveis em relação a empresa contratada para aplicar a prova. Leia a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Potirendaba vem a público se pronunciar acerca dos fatos ocorridos na aplicação das provas do Processo Seletivo da Educação no período da manhã neste domingo, 15/01. Informamos que Prefeitura tomará as medidas cabíveis em face da empresa contratada com vistas à salvaguarda da lisura e imparcialidade do processo. Além disso, o Departamento Jurídico da Prefeitura informou que todos os candidatos que tiveram problemas na prova serão ressarcidos e que acionará a Polícia Civil para lavrar Boletim de Ocorrência. Quanto a aplicação das provas no período da tarde, foi determinado que sejam suspensas. Salientamos que a elaboração das provas bem como a aplicação é realizada exclusivamente pela empresa contratada e que a Prefeitura não tem acesso prévio ao conteúdo utilizado. ”

A empresa contratada pelas duas prefeituras para a aplicação dos exames é a PCN Concursos, com sede em Franca (SP). Por meio de nota, a empresa se manifestou apenas sobre a ocorrência registrada em Potirendaba. Veja abaixo: