“Energia barata atrai investimentos, é competitiva e gera empregos”, diz Rodrigo Garcia sobre energia fotovoltaica

Governador de SP foi um dos participantes do SBT Conecta nesta segunda-feira

“Energia barata atrai investimentos, é competitiva e gera empregos”, diz Rodrigo Garcia sobre energia fotovoltaica - Reprodução/Tela 2


O governador de SP, Rodrigo Garcia (PSDB), foi um dos participantes da 3ª edição do SBT Conecta, realizado nesta segunda (2), em Rio Preto. Garcia esteve junto com o prefeito da cidade, Edinho Araújo, e destacou a importância das energias renováveis para o desenvolvimento do estado.


“O desafio que nós temos na geração de emprego em uma indústria cada vez mais robotizada, e isso é bom, mas cada vez queremos mais esse tipo de energia renovável, com incentivos fiscais. Somos um país tropical, portanto é fundamental que a gente trabalhe isso. Ainda falta avançar muito. A matriz energética é fundamental para desenvolver um estado e a indústria fotovoltaica é fundamental e faz parte disso. É uma fonte. Energia barata atrai investimentos, é competitiva e gera empregos”.

Edinho concorda e confirma o interesse em desenvolver a região para este mercado, que já representa 13% de toda a unidade geradora do estado.

“O que temos que fazer é aproveitar essa energia e a gente percebe que cada vez mais isso vem sendo trabalhado nas áreas urbanas e rurais. O caminho é irreversível e temos que buscar energia limpa, aproveitando nosso potencial, para que a gente possa preservar o meio ambiente. Toda empresa precisa ter essa visão voltada para o desenvolvimento sustentável. Estamos trabalhando muito no desenvolvimento de infraestrutura de Rio Preto com estudo, cuidado e tecnologia”.

Rodrigo Garcia também destacou a necessidade de desenvolver a educação do estado para o futuro e falou sobre o desafio de tornar as cidades mais sustentáveis.

“O transporte público ainda precisa de muitos investimentos e o trânsito é o maior problema. A cultura de uso do carro é hoje um problema. Fui até o Japão e vi que Tóquio mudou seu plano-diretor e hoje é uma metrópole onde as pessoas andam sem precisar de carro. Uma hora vamos ter que fazer isso aqui no Brasil”.