Rio Preto: Pedro Roberto reúne presidentes das Câmaras para criação de Parlamento Regional

“Os parlamentares devem ser valorizados por sermos eleitos e estarmos próximos às pessoas, conhecendo suas demandas”, disse

Rio Preto: Pedro Roberto reúne presidentes das Câmaras para criação de Parlamento Regional - Divulgação


O presidente da Câmara de Rio Preto, Pedro Roberto Gomes, se reuniu de forma virtual hoje (5) com presidentes e representantes das Câmaras das cidades que farão parte da Região Metropolitana de Rio Preto, para apresentar oficialmente a proposta de criação do Parlamento Regional Metropolitano.


Como convidados, Pedro contou com a participação a Dra Silvia Melo, representante da Uvesp (União dos Vereadores de São Paulo) e de vereadores de Rio Preto, como o cel. Jean Charles Serbeto (MDB), João Paulo Rillo (PSOL), além de assessores dos vereadores Rossini Diniz (PL) e Cabo Júlio Donizete (PSD).

Durante a reunião, Pedro falou sobre a importância de nos unirmos em torno de propostas que sejam comuns à região. “Os parlamentares devem ser valorizados por sermos eleitos e estarmos próximos às pessoas, conhecendo suas demandas”, afirma.

Na reunião, ficou estabelecido um novo encontro virtual dia 22 de março, onde já será debatido um modelo de regimento de funcionamento para o Parlamento Regional, com a criação das diretrizes, frentes de atuação dos Presidentes e eixos de trabalho.

“A proposta é a união dessas cidades. Estamos falando em municípios que juntos reúnem quase 1 milhão de pessoas, com um PIB estimado em R$ 30 bilhões. Esta proposta de montarmos um Parlamento Regional vem justamente para somar e agilizar a região metropolitana a sair do papel”, declarou Pedro.

Duas ações já foram estabelecidas durante a reunião: uma diz respeito à Moção de Preocupação já protocolada pelo vereador Jean Charles, propondo a criação de uma ala de atendimento à covid-19, no Hospital João Paulo II em Rio Preto. Foi sugerido que todos os presidentes possam aprovar essa moção em suas Câmaras, havendo adesão de todos. A outra ação é a realização de uma palestra (em data ainda a ser definida) com um representante do Tribunal de Contas do Estado para orientações aos parlamentares sobre suas ações à frente das Câmaras.

Das Câmaras Municipais, participaram da reunião Sônia Beolchi (Presidente da Câmara de Ibirá), Regina Costa (Presidente da Câmara de Mirassolândia), Leonardo Corte (Presidente da Câmara de Bálsamo), Rafael Farinazzo (Presidente da Câmara de Mendonça), Rafael Nizato (Presidente da Câmara de José Bonifácio), Caco Navarrete (Presidente da Câmara de Mirassol), Maurício Palhari (Presidente da Câmara de Irapuã), Alexandre Bertolini (Presidente da Câmara de Tanabi), Luiz Cassiano (Presidente da Câmara de Ipiguá), Toninho Longo (Presidente da Câmara de Guapiaçú), Sandro (representando o vereador João Costa, Presidente da Câmara de Sales), Vinícius (representando o vereador Márcio José Baia, Presidente da Câmara de Neves Paulista) e Clésio (representando a vereadora Marilda Alves, Presidente da Câmara de Uchôa).