Obras de limpeza e recomposição dos piscinões de Rio Preto são iniciadas

Serão mais de 53 mil metros cúbicos de resíduos removidos destes reservatórios e áreas, espalhados nas macrorregiões da cidade

Obras de limpeza e recomposição dos piscinões de Rio Preto são iniciadas - Fabrício Spatti/SMCS


A Secretaria de Obras de São José do Rio Preto (SP), deu início às obras de limpeza e recomposição dos piscinões para combater as enchentes no município. Serão mais de 53 mil metros cúbicos de resíduos removidos destes reservatórios e áreas, espalhados nas macrorregiões da cidade.


Os trabalhos começaram pela bacia do Córrego Canela, no Centro Regional de Eventos. O prefeito Edinho Araújo visitou o local e acompanhou o serviço, que será feito em praticamente todas as bacias de Rio Preto. “O planejamento é realizar todo o processo no menor tempo possível, aproveitando o período sem chuvas. O cronograma contempla os maiores e mais importantes piscinões nesta primeira etapa, justamente para evitar contratempos nos períodos mais chuvosos, como é o caso do Córrego Canela, que impacta diretamente a avenida Alberto Andaló”, disse.

Com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, a obra possui valor estimado de R$ 8,5 milhões. São mais de 80 bacias com infraestrutura antienchente, piscinões, lagoas e reservatórios de detenção de águas pluviais que alcançam a capacidade de quase 1 milhão de metros cúbicos, ou seja, 1 bilhão de litros.

Serão contemplados as seguintes áreas:

– Bacia do Córrego Canela

– Bacia do Córrego Borá

– Bacia do Córrego Cobertinho

– Bacia do Córrego Piedade

– Bacia do Córrego São Pedro

– Bacia do Córrego Felicidade

– Bacia do Córrego do Limão

– Bacia do Córrego Santa Regina

– Bacia do Córrego da Fazenda Velha

– Limpeza da calha do canal do rio Preto.

(As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social).