Operação Carnaval: PM Ambiental apreende mais de 130 kg de peixes

Peixes foram doados para a Associação Renascer, de São José do Rio Preto (SP)

Operação Carnaval: PM Ambiental apreende mais de 130 kg de peixes  - Divulgação Polícia Ambiental


Equipes da Polícia Militar Ambiental apreenderam, na manhã deste sábado (18), mais de 130 quilos de peixes nativos da fauna brasileira, durante o desencadeamento da Operação Carnaval, em Rio Preto.


De acordo com o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Major PM Alessandro Daleck Moreira, os peixes foram apreendidos em dois locais diferentes.

A primeira ocorrência aconteceu no bairro Vila Azul.

"Pelo local, nós localizamos quase 130 quilos de peixes nativos da fauna brasileira estocados, o que só é permitido mediante declaração de estoque, e o prazo é até o segundo dia útil de novembro, o que não foi feito", explicou o comandante.

Ainda segundo o oficial, o responsável tem, também, a opção de apresentar nota fiscal comprovando que a origem do pescado é legal, como não foi apresentado, todos os peixes foram apreendidos.

 "Por estarem em condições de consumo, foram doados para a Associação Renascer e Lar dos Velhinhos de Mirassol. É a maneira que temos para dar um destino nobre aos peixes, uma vez que o dano a fauna ictiológica já foi consumado", afirmou o oficial.

Entre os peixes apreendidos havia piapara, pacu-caranha, mandi, barbado, piau, traíra e um exemplar de dourado, de mais de 10 quilos.

O segundo flagrante se deu no Jardim Nunes, onde foi localizado um estoque com aproximadamente três quilos de peixes nativos.

Como não foi apresentado notas comprovando a origem, os peixes foram apreendidos e doados para o Associação Renascer.

Operação Carnaval - Polícia Militar Ambiental

A Polícia Militar Ambiental reforçou o policiamento aumentando o efetivo durante as festividades do carnaval. Além de intensificar o policiamento terrestre, também há o reforço no patrulhamento náutico.

"Mas, principalmente, em áreas de turismo rural, como áreas de veraneio e locais de aglomeração, como condomínios de ranchos às margens dos rios da região", disse Major Daleck.

O objetivo da operação é aumentar a segurança da população que escolhe aproveitar a data festiva na área rural, reforçar as orientações de pesca e de segurança na navegação, levando em consideração que estamos na reta final da Piracema, e intensificar a fiscalização.

 Piracema

O período de Piracema chega ao fim na quarta-feira dia (28), quando a pesca de peixes nativos da bacia hidrográfica do rio Paraná volta a ser permitida, desde que respeitadas todas as regras.

De acordo com o Major Daleck, cada peixe nativo tem um tamanho mínimo para ser retirado do rio. "Também há regras sobre os petrechos que são permitidos para a pescaria e locais que devem ser respeitados".

As dúvidas podem ser sanadas com as equipes de policiamento ambiental, ou no próprio batalhão ambiental.