Prefeitura de Rio Preto começa atendimentos através do Via Rápida Empresa (VRE)

Com o sistema integrado é possível abrir uma empresa em até 24 horas

Prefeitura de Rio Preto começa atendimentos através do Via Rápida Empresa (VRE) - Reprodução


A Prefeitura de Rio Preto iniciou nesta terça-feira (15), o início do VRE – Via Rápida Empresa, com a integração com entre a Prefeitura, por meio da secretaria da Fazenda e Enmpro, com a Receita Federal, Jucesp, OAB e cartório com o objetivo de agilizar o processo de abertura de novas empresas, esse que é um módulo estadual de integraçao dos sistemas envolvidos.


O Via Rápida Empresa consiste em uma plataforma on-line que visa proporcionar maior agilidade na consulta de viabilidade, formalização e licenciamento das empresas já instaladas e também daquelas que pretendem se instalar e iniciar suas atividades no município, como explicou o secretário da Fazenda de Rio Preto, José Martinho Wolf Ravazzi Neto.

O principal objetivo com a integração será a desburocratização dos processos de abertura, alteração e encerramento de empresas, reduzindo o tempo médio de registro e legalização; que será de praticamente 24h para as atividades classificadas de baixo e médio risco. No sistema é possível realizar a pesquisa de viabilidade municipal, emitir o CNPJ, registrar o contrato social, obter a inscrição municipal, licenciar as atividades e emitir o Certificado de Licenciamento Integrado – CLI.

“Nos últimos anos, a Prefeitura vem buscando diminuir a burocracia e melhorar nossos procedimentos internos para dar mais agilidade e rapidez na formalização e abertura de empresas no município. É preciso ser uma cidade atrativa também nesse segmento, desburocratizando o sistema e atraindo ainda mais empresas para Rio Preto”, disse o prefeito Edinho Araújo.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento Orlando Bolçone, diz que o VRE chega para contribuir com a atual política de atração de novas unidades empresariais. “É um incentivo às empresas já estabelecidas e também para a geração de emprego pretendida pela atual gestão pública no município”, destacou Bolçone.

O Via Rápida Empresa atende as Microempresas (MEs), Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e Empresas de Grande Porte. Já para os Microempreendedores Individuais (MEIs), o Município oferece atendimento especializado realizado por meio do “Balcão do Empreendedor”, que fica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O processo de integração contou com o desenvolvimento de tecnologias pela EMPRO e PRODESP com a coordenação da JUCESP e Secretaria Municipal da Fazenda.