Prefeitura de Rio Preto inaugura sede do centro especializado para população em situação de rua

Unidade da Assistência Social, o Centro POP fica na região central e integra o Refeitório Solidário

Prefeitura de Rio Preto inaugura sede do centro especializado para população em situação de rua - Divulgação


A sede do Centro Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro POP “Ataíde Pereira”, localizada à Rua Jordão Reis nº 1, ao lado do Complexo Jordão Reis, área central da cidade, foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, dia 24.


As obras foram realizadas pela Secretaria de Obras do município, sendo investido mais de um milhão e oitocentos mil reais, contemplando 547 metros quadrados de construção, com um total de área do terreno de aproximadamente 2.300 metros quadrados, destinando mais qualidade no atendimento da população em situação de rua usuária dos serviços ofertados pelo Centro POP.

O Centro Pop, que integra o Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social, oferece serviços especializados para a população em situação de rua através de uma equipe multidisciplinar, com assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais.

A denominação do espaço, que já está em funcionamento, é uma homenagem ao cabeleireiro Ataide Pereira. “Uma justa homenagem para quem dedicava suas horas livres para ajudar o próximo. Ataide visitava as instituições da cidade realizando cortes de cabelo de forma voluntária, sempre com carinho. A inauguração deste espaço é a celebração da união de todos os poderes, e da iniciativa privada também. A pessoa em situação de rua precisa saber que aqui ela será atendida e vai receber toda a ajuda necessária para sair dessa condição, se assim for o seu desejo”, disse o prefeito Edinho Araújo.

“Sabemos que esse é um problema difícil e complexo, mas estamos trabalhando juntos para enfrentar e conseguir sensibilizar essas pessoas que vivem numa situação tão fragilizada para uma vida mais digna. Quero agradecer a todos e dizer que tenho muita esperança que juntos vamos melhorar cada dia mais”, pontuou o juiz Evandro Pelarin, da vara da Infância e Juventude.

O Complexo visa ampliar e aprimorar as ações já existentes. No local, a população tem acesso à alimentação; espaço para higiene pessoal; guarda-volumes; lavagem de roupa; atendimento psicossocial; emissão de documentos; identificação e localização da família; encaminhamento para benefícios, Unidades de Saúde, Balcão de Emprego e outras Políticas Públicas; e encaminhamento para os acolhimentos do município.

“É fundamental a união dos esforços para atender todas as demandas e solucionar as questões sem perder de vista o cuidado humanizado. Trabalhamos com uma população extremamente fragilizada e a centralização das ações é estratégica. É um sentimento de muita gratidão e lembrar que realizar esse trabalho é um grande desafio. Queremos e vamos fazer a diferença na vida dessas pessoas”, falou Helena Marangoni, secretária de Assistência Social.

O novo espaço oferece mais dignidade, inclusive com o inovador Espaço Pet, para os animais de estimação do público atendido.

Refeitório Solidário

O Complexo também integra o Refeitório Solidário, que tem a finalidade de reordenar a distribuição das refeições feitas por organizações da sociedade civil e voluntários, garantindo um espaço mais digno e com melhores condições para o bem-estar da população, com acompanhamento de equipe técnica para a oferta especializada dos serviços disponibilizados pelo Poder Público.

No local, também são ofertadas oficinas e grupos reflexivos que permitem que os educadores sociais e técnicos criem e fortaleçam os vínculos com os usuários, garantindo a proteção social, defesa e promoção dos direitos, bem como a reflexão sobre a participação cidadã dessas pessoas.

A coordenadora do Centro Pop, Sônia Miele, falou da importância do atendimento realizado no Centro. “É aqui que essa população encontra o apoio para enfrentar todos os problemas. Temos que ressaltar e agradecer toda a equipe do Centro Pop, que está aqui todos os dias para acolher essas pessoas vítimas de todos os tipos de violações”.

Ataide Pereira

Ataide Pereira, filho do cabeleireiro Júlio Pereira e de Adiná de Souza Pereira, iniciou sua carreira aos 19 anos, em 6 de setembro de 1971, na sua cidade natal, Uchoa-SP, onde teve seu pai como seu primeiro grande professor.

No início de 1978, Ataide se mudou para São José do Rio Preto, onde fez uma carreira de grande sucesso, tornando-se uma das principais referências da classe no interior paulista.

Na década de 80, foi vice-presidente da Associação dos Cabeleireiros de Rio Preto e região. Conquistou mais de 50 prêmios ao longo de sua carreira, apontado como “Campeão dos campeões” do interior paulista. Ao longo dos mais de 50 anos de carreira formou centenas de profissionais.

Na busca por uma sociedade menos desigual, Ataide foi voluntário por muitos anos em ações da Basílica de Rio Preto com o grupo dos Vicentinos, além de realizar trabalhos com cortes de cabelo para idosos em asilos da cidade e região.

“Nossa família está muito orgulhosa e agradece a homenagem. É o legado do meu pai, reflexo do ensinamento que ele nos deixou, de respeito e ajuda ao próximo”, falou o filho Vitor Squecola Pereira.

Faleceu em 30 de dezembro de 2021, aos 69 anos de idade, deixando a esposa Celene e os filhos Flávio e Vitor.