Prêmio Paralímpicos consagra destaques de 24 modalidades em 2022

Prêmio Paralímpicos consagra destaques de 24 modalidades em 2022 -  Lincoln Chaves - Repórter da EBC



A primeira noite da 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, nesta quarta-feira (8), consagrou os melhores atletas da última temporada de 24 modalidades. A cerimônia organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi realizada no Tokio Marine Hall, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo.


Cinco dos ganhadores levaram o troféu pela primeira vez na carreira: Andreza Vitória (bocha), Maicon Mendes (futebol de cegos), Moacir Fernando (futebol de paralisados cerebrais), Silvana Fernandes (parataekwondo) e Júnior Silva (remo). Este último conquistou o prêmio ao lado de Diana Barcelos, vencedora também em 2018. Júnior e Diana foram medalhistas de prata no Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Racice (República Tcheca), no skiff duplo misto da classe PR3 (remadores com função residual nas pernas).

Notícias relacionadas:Andreza, por sua vez, conquistou o ouro da classe BC1 (atletas que utilizam as mãos ou os pés e podem ter um auxiliar) feminina no Mundial de bocha, recolocando o país no topo do esporte após 12 anos. Outros sete ganhadores do Prêmio Paralímpicos foram campeões mundiais nas respectivas modalidades em 2022: Igor Tofalini (paracanoagem), Leomon Moreno (goalball), Williams Araújo (judô), Carol Santiago (natação), Bruna Alexandre (tênis de mesa) e Janaína Petit (vôlei sentado).

Entre os que já tinham ganhado o prêmio na respectiva modalidade e voltaram a fazê-lo, Jovane Guissone segue como o único vencedor na esgrima em cadeira de rodas ao longo de 11 anos. Outro com 100% de aproveitamento no esporte que pratica é Vitor Tavares, que leva o prêmio do parabadminton desde 2017.

O evento prossegue nesta quinta-feira (9), a partir das 19h (horário de Brasília), no mesmo local, com o anúncio dos ganhadores de mais 11 troféus, entre eles os de revelação da temporada, atleta masculino e feminino e Atleta da Galera, cujo vencedor será definido em votação popular. Os candidatos são Carol Santiago, Samuel Oliveira, Gabriel Araújo (todos da natação), Raíssa Machado e Vinícius Rodrigues (ambos do atletismo).

Confira os vencedores do Prêmio Paralímpicos:

Atletismo: Petrúcio Ferreira
Parabadminton: Vitor Tavares
Basquete em cadeira de rodas: Leandro de Miranda
Bocha: Andreza Vitória
Paracanoagem: Igor Tofalini
Ciclismo: Lauro Chaman
Esgrima em cadeira de rodas: Jovane Guissone
Esportes de inverno: Cristian Ribera
Futebol de cegos: Maicon Mendes
Futebol de paralisados cerebrais: Moacir Fernando
Goalball: Leomon Moreno
Halterofilismo: Mariana D'Andrea
Hipismo: Rodolpho Riskalla
Judô: Williams Araújo
Natação: Carol Santiago
Remo: Diana Barcelos e Júnior Silva
Rugby em cadeira de rodas: Gabriel Feitosa
Paratekwondo: Silvana Fernandes
Tênis de mesa: Bruna Alexandre
Tênis em cadeira de rodas: Ymanitu Silva
Tiro com arco: Jane Karla Gögel
Tiro esportivo: Alexandre Galgani
Triatlo: Jéssica Messali
Vôlei sentado: Janaína Petit