PRF já identificou 47 ônibus suspeitos de levar manifestantes para Brasília

Dados foram divulgados na noite da última terça-feira (10); policiais também impediram o fechamento de refinaria

PRF já identificou 47 ônibus suspeitos de levar manifestantes para Brasília  - Cibelle Crotti/ SBT Interior


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado de São Paulo já identificou 47 ônibus suspeitos de levar passageiros para participar dos atos extremistas em Brasília. Os dados foram divulgados pela instituição na noite da última terça-feira (10) e foram levantados do dia 5 ao dia 9 de janeiro.


Segundo a PRF, o trabalho de inteligência policial possibilizou a identificação destes veículos que seguiam do Estado de SP para Brasília, com suspeita de ligação com os atos do dia 8 de janeiro. Os veículos eram de 33 estados brasileiros, sendo a maioria de SP.

Na segunda-feira (9), um ônibus com 45 passageiros vindos de Botucatu, Jaú e Bauru, foi apreendido em São José do Rio Preto. O veículo foi vistoriado e os manifestantes que, segundo a PRF, afirmaram ter participado da invasão no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF), foram qualificados na delegacia da Polícia Federal, de acordo com a determinação do ministro Alexandre de Moraes e também por meio do decreto de intervenção federal de segurança, do presidente Lula (PT).

Operação

No final de semana equipes da PRF foram mobilizadas para impedir o fechamento dos acessos a uma refinaria em São José dos Campos. Os policiais fizeram uma operação para garantir a livre circulação nos acessos da refinaria REVAP localizada na cidade. A ação começou no sábado (7) e terminou na segunda (9).

Ainda segundo a PRF, os manifestantes ameaçavam fechar os acessos da refinaria que fica às margens da Via Dutra, no quilômetro 145. As informações eram de que manifestantes tinham a intenção de fechar os acessos e impedir a entrada e saída de veículos que transportam combustíveis, ato que poderia afetar gravemente o fornecimento.

A PRF informou ainda que alguns manifestantes permaneceram em frente à refinaria com o objetivo de realizar o fechamento total dos acessos. O trabalho foi concluído por meio do trabalho de inteligência policial e ação operacional, que mobilizou equipes convocando o efetivo de folga e equipes especializadas para atuação no local, com o apoio da Polícia Militar de SP.

Os manifestantes, que agiram de forma pacífica, iniciaram a montagem de barracas para o acampamento, que contava até com banheiros químicos. Eles deixaram o local na segunda-feira, após negociação com agentes da PRF e da PM.

Outros estados

No período, a PRF abordou e apreendeu 23 ônibus em outros estados brasileiros. Destes, quatro foram liberados por falta de evidências e ligação com os atos. No total, foram identificadas 160 pessoas.