Regiões Noroeste e Oeste paulista somam 17 casos positivos de Monkeypox

A partir desta quinta-feira (1º) a doença faz parte da Lista Nacional de Notificação Compulsória e deve ser comunicada pelas instituições de saúde em até 24h

Regiões Noroeste e Oeste paulista somam 17 casos positivos de Monkeypox - Reprodução/ OMS


As regiões Noroeste e Oeste do Estado SP somam 17 casos positivos de Monkeypox. O mais recente foi confirmado nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto. Com este, a cidade soma 10 pacientes positivados.


De acordo com a pasta, a vítima é um jovem de 18 anos. Os inícios dos sintomas surgiram em 03/08 e o resultado detectável para o vírus em 31/08. Ele tem histórico de viagem e está sendo monitorado. Das 10 pessoas infectadas, 7 já se recuperaram.

Na região de Rio Preto, as cidades de Mirassol, Bady Bassitt e Palestina registraram, cada uma, um caso positivo da doença. Todos os pacientes são do sexo masculino com histórico de viagem.

Araçatuba, Pereira Barreto, Ilha Solteira e Presidente Prudente também confirmaram, cada uma, um caso positivo da nova varíola.

NOTIFICAÇÃO EM 24H

Hoje, o Ministério da Saúde incluiu a nova varíola na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e vale para o serviço público e privado.

Com a medida, os estabelecimentos de saúde devem obrigatoriamente comunicar as novas notificações às autoridades responsáveis. Segundo a portaria, a comunicação deve ser feita em 24h.

CASOS NO MUNDO

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 50 mil casos de Monkeypox já foram registrados desde o início do surto que atinge, principalmente, a América do Norte e a Europa.

Entenda a doença

O que é?

É uma doença transmitida pelo vírus Monkeypox, da mesma família do vírus da Varíola.

Como transmite?

Pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões na pele e/ou por contato com objetos, tecidos e superfícies que foram utilizadas na pele.

A contaminação não tem participação de macacos na transmissão para humanos.

Principais sintomas

- Lesões que podem surgir no rosto, dentro da boca, mãos, pés, peito, genitais ou ânus.

- Caroço no pescoço, axila e virilha.

- Febre.

- Dor de cabeça.

- Calafrios.

- Cansaço.

- Dor muscular.

Prevenção

- Evitar contato íntimo e/ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele.

- Usar máscara.

- Higienizar as mãos com frequência.

- Não compartilhar roupa de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais e brinquedos sexuais.

Isolamento

Preferencialmente domiciliar até que todas as lesões desapareçam e a pele fique íntegra.

(Com informações do Ministério da Saúde).