Rio Preto: PF investiga irregularidades na liberação de veículos em pátios

Veículos apreendidos estariam sendo liberados indevidamente aos proprietários, com o pagamento da taxa, mas sem a autorização da PRF

Rio Preto: PF investiga irregularidades na liberação de veículos em pátios - Divulgação/ Polícia Federal


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Prehensio, que investiga possíveis irregularidades na liberação de veículos por empresa terceirizada, regularmente contratada para recolhimento de veículos apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal em pátios da região de São José do Rio Preto (SP).


A suspeita, de acordo com a PF, é de que automóveis apreendidos em fiscalizações de trânsito estejam sendo liberados aos proprietários com o pagamento da taxa obrigatória, mas sem a autorização da PRF.

Ao todo, oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal estão sendo cumpridos. Destes, seis são em Rio Preto, um em Cedral e um em Bady Bassitt  - cidades da região onde os pátios alvos da investigação estão localizados.

A Polícia Rodoviária Federal identificou que cerca de 20 veículos apreendidos em fiscalizações rotineiras de trânsito teriam sido liberados pelo pátio terceirizado de forma irregular, sem a devida autorização administrativa da PRF, após sanadas as irregularidades que motivaram a apreensão.

As investigações apuram a participação de proprietários e funcionários da empresa contratada nas irregularidades.

Os investigados poderão responder criminalmente pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, estelionato e corrupção.