Santa Casa de Prudente realiza 1ª captação de coração do ano

Seis pessoas que aguardam por um transplante serão beneficiadas

Santa Casa de Prudente realiza 1ª captação de coração do ano  - Divulgação


A Santa Casa de Presidente Prudente realizou nesta madrugada (07) a primeira captação de coração do ano. Também foram doados o fígado, os rins e as córneas. Seis pessoas que aguardam por um transplante serão beneficiadas. 


O doador foi um homem de 44 anos, morador de Panorama, que morreu vítima de um aneurisma cerebral. A família autorizou a doação. A captação do coração foi realizada por uma equipe do Instituto do Coração (InCor) de São Paulo. Uma aeronave da Força Área Brasileira (FAB) fez o transporte do órgão até a capital paulista.

A retirada do fígado foi realizada por uma equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).  As captações dos rins e das córneas foram realizadas pelas equipes de transplantes e captação da Santa Casa de Presidnete Prudente. Os órgãos foram encaminhados para a Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Marília (SP),  que após o exame de compatibilidade faz a distribuição de acordo com a fila de espera.

Segundo o enfermeiro Anderson Milhorança da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes da Santa Casa (CIHDOTT), a captação envolveu a atuação de diversos profissionais. "Devido a pandemia,  seguimos rigorosamente as normas técnicas dos órgãos competentes, para garantir um transplante seguro", afirmou. 

De acordo com o enfermeiro é importante que as pessoas expressem em vida o desejo da doação. Não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar a família.