​Suspeito de liderar o 'Novo Cangaço', que causou terror em Araçatuba, é preso pela PRF

Danilo dos Santos Albino, de 38 anos, é suspeito de participar do mega-assalto ocorrido em agosto do ano passado e deixou três mortos

​Suspeito de liderar o 'Novo Cangaço', que causou terror em Araçatuba, é preso pela PRF - Reprodução/PRF


Apontado como um dos líderes de assaltos a agências bancárias aos moldes do chamado "Novo Cangaço", Danilo dos Santos Albino, de 38 anos, foi preso nesta segunda-feira (2) pela Polícia Rodoviária Federal em Atibaia, no interior paulista.


Albino, que estava na lista de criminosos mais procurados pela polícia, é suspeito de ser um dos líderes de vários roubos a bancos em São Paulo entre 2015 e 2021, entre eles o mega-assalto ocorrido em Araçatuba (SP), em agosto do ano passado, que terminou com três mortos.

Os crimes envolvem quadrilhas com fuzis, explosivos, carros blindados e drones. Em todos os crimes, pelo menos 30 bandidos participaram das ações, criando um cenário de terror nas cidades - geralmente de médio porte, e no interior.

O veículo, que era conduzido por Danilo, foi parado durante uma abordagem de rotina da PRF na rodovia Fernão Dias, a BR-381. Ele tentou apresentar documento de identidade falsificado, na qual indicava que ele havia nascido no Pará. Porém, desconfiados, os policiais federais fizeram perguntas sobre o estado e ele não soube dar detalhes. Em seguida, admitiu a falsificação e a verdadeira identidade. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com a defesa dele.

Nos últimos 30 dias, três homens apontados como 'chefões' do "novo cangaço" morreram, sendo dois deles em confrontos com a polícia em diferentes lugares do país.

Desde que o mega-assalto aconteceu em Araçatuba, a​ PF já prendeu 43 investigados e cumpriu ​mais de 95 mandados de busca e apreensão