Vigilância Sanitária de Rio Preto alerta sobre golpe na internet

Questionário com perguntas falsas que induzem pagamentos estão sendo enviados a moradores

Vigilância Sanitária de Rio Preto alerta sobre golpe na internet  - Reprodução/TV Gazeta


A Vigilância Sanitária de Rio Preto fez um alerta sobre a ocorrência de um golpe que está sendo aplicado no município, usando e-mail falso da Vigilância Sanitária do governo federal.


De acordo com a Secretaria da Saúde, na mensagem enviada, é apresentado um questionário com perguntas falsas que induzem à possibilidade de pagamento de taxas inexistentes ou obtenção de documentos de empresas ou pessoas.

A mensagem cita uma lei municipal 1.483/96 que não existe, assim como a necessidade de renovação do alvará de Licença de Funcionamento, termo que não é utilizado nos documentos oficiais. Outra exigência inexistente é a de renovação do alvará em 24h.

Em outro trecho, o falso e-mail  indica os documentos que a empresa abordada deve digitalizar e encaminhar para a renovação digital do alvará. A Vigilância Sanitária não envia documentos nem avisa, pois os documentos  necessários nos processos  de renovação estão  disponíveis no site da Prefeitura.

A pasta ressaltou que não existe renovação digital no município. “Alertamos que a Anvisa não emite licença de funcionamento e sim Autorização de Funcionamento. Também não há, na esfera federal, renovação digital.”, diz o alerta.

Em caso de suspeita, o fato  deve ser comunicado às autoridades policiais competentes para a devida apuração.