Detento do CPP de Rio Preto morre com meningite pneumocócica

Vítima tinha 47 anos; caso será investigado pela Secretaria Municipal de Saúde

Detento do CPP de Rio Preto morre com meningite pneumocócica  - GovSP


 


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) vai investigar a morte de um homem de 47 anos, vítima de meningite pneumocócica, registrada na noite do último domingo (05) no Hospital de Base. Segundo informações do boletim de ocorrência, Paulo Sérgio Floriano cumpria pena no Centro de Progressão Penitenciária (CPP).

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, a vítima estava internada na unidade e morreu após ter um choque séptico (resultado de uma infecção que se alastra rapidamente pelo corpo, afetando vários órgãos).

O corpo do detento foi liberado aos familiares e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Segundo o último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde, Rio Preto registrou 61 casos da doença no ano passado.

O que é Meningite?

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, meningite é uma inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. As meningites podem ser causadas por lesão física, neoplasias, doença autoimune, medicamentos, e por infecções por vários microrganismos, como fungos, parasitas e mais frequentemente, vírus e bactérias.

O que é a Meningite Pneumocócica?

É a segunda meningite mais frequente no Brasil. É fruto da infecção pelo Streptococcus pneumoniae (ou pneumococo); o mesmo agente que causa pneumonia. A doença é invasiva e acontece quando a bactéria, alojada na nasofaringe, é transportada pela corrente sanguínea e invade as meningues, gerando inflamação.

Este tipo de meningite costuma levar à hospitalização e está associada à alta letalidade. Os sintomas iniciais são semelhantes aos de diversas enfermidades, o que torna o diagnóstico difícil. Entre os principais sintomas estão a febre alta, dor de cabeça, náusea, vômito e aumento de sensibilidade à luz. Outros sinais são a rigidez do pescoço e da nuca.

Transmissão

A doença é transmitida por meio da saliva ou muco expelidos quando os indivíduos infectados tossem, falam ou espirram. Os portadores mais frequentes são as crianças pequenas.

O Plano Nacional de Vacinação conta com vacinas contra a doença. Por isso é importante ter a carteira de vacinação em dia.