Explosão destrói parte de ponte de Kerch que liga Crimeia à Rússia; veja vídeo

Autoridades russas dizem que o caminhão explodiu, incendiando sete tanques de combustível em trens de carga; a Ucrânia foi acusada de comandar o ataque

Explosão destrói parte de ponte de Kerch que liga Crimeia à Rússia; veja vídeo - Reprodução


Um caminhão-bomba causou, neste sábado (8), um incêndio e o desabamento de parte da ponte de Kerch, que liga a Crimeia à Rússia, danificando uma importante via de abastecimento entre Moscou e o sul da Ucrânia.


Autoridades russas dizem que o caminhão explodiu, incendiando sete tanques de combustível em trens de carga. As imagens da explosão circularam o mundo.



O presidente do parlamento regional da Crimeia, apoiado pelo Kremlin, acusou imediatamente a Ucrânia, embora o Kremlin não tenha atribuído a culpa ao país em guerra. Autoridades ucranianas já haviam feito ameaças de ataque à ponte, mas Kiev, até o momento, não reivindicou a responsabilidade. O ato ocorreu um dia depois que o presidente russo, Vladimir Putin, completou 70 anos. Putin ordenou uma investigação oficial sobre a causa do incêndio.

A ponte rodoviária e ferroviária é a mais longa da Europa, com 19 quilômetros, e foi construída por ordem do presidente Vladimir Putin e inaugurada em 2018. Se trata da única via ligando a Crimeia à Rússia, usada principalmente para transportar equipamentos militares para as forças armadas russas na Ucrânia.