Palmeiras é eleito o melhor time do mundo pela IFFHS

Clube se tornou o primeiro brasileiro a liderar o ranking da federação

Palmeiras é eleito o melhor time do mundo pela IFFHS - Divulgação/Palmeiras


O ano de 2021 do Palmeiras foi especial. E não é para menos. Nesta quinta-feira (20), a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou o ranking mundial de clubes, e a liderança é de um time brasileiro pela primeira vez na história: o Alviverde é o líder anual do ranking da entidade. O Atlético-MG é o vice-líder, enquanto Manchester City fecha o pódio.


O ranking anual da IFFHS considera unicamente o período de 365 dias, de 1º de janeiro a 31 de dezembro. A instituição realiza o apuramento estatístico para alimentar também uma relação dos maiores clubes da história. A pontuação da federação estatística é definida pelos resultados obtidos por cada time ao longo do ano. A IFFHS é especializada em divulgar recordes do mundo do futebol - a Fifa reconhece a entidade de forma oficial.

Em 2021, o Palmeiras levou para casa três títulos: duas Libertadores e uma Copa do Brasil. O time de Abel Ferreira lidera o ranking anual da instituição internacional com 322 pontos. Segundo, o Atlético-MG, campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão de 2021, possui 313. Terceiro lugar da lista, o Manchester City fechou o ano com 300 pontos.

O Top-10 da IFFHS da última temporada ainda conta com outros dois times brasileiros: Flamengo e Athletico-PR. Vice-campeão da Libertadores, o Fla é o 4º colocado, com 289 pontos, enquanto o Furacão é o 10º da lista, com 252. O clube paranaense foi vice da Copa do Brasil e campeão da Copa Sul-Americana em 2021.

Veja o top-10 da IFFHS em 2021:

1º - Palmeiras
2º - Atlético-MG
3º - Manchester City
4º - Chelsea
4º - Flamengo (empatado com Chelsea)
6º - Dínamo Zagreb
7º - Bayern de Munique
8º - Real Madrid
9º - Ajax
10º - Athletico-PR