Polícia Federal desarticula estrutura de lavagem de dinheiro de narcotraficante internacional

Foi decretado sequestro de imóveis avaliados em R$ 8 milhões; mandados também foram cumpridos em São José do Rio Preto (SP)

Polícia Federal desarticula estrutura de lavagem de dinheiro de narcotraficante internacional - Polícia Federal/ Divulgação


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (6) a Operação La Famiglia, que tem como objetivo reprimir e desarticular uma estrutura de lavagem de dinheiro constituída por indivíduos ligados ao núcleo familiar de um narcotraficante internacional, preso recentemente na Hungria, responsáveis por parte da movimentação financeira, aquisição, administração e alienação de bens oriundos de suas práticas criminosas.


Foram expedidos nove mandados de busca e apreensão, para cumprimento nas cidades de Campo Grande (MS), Jaraguari (MS), São José do Rio Preto (SP) e também na capital. Foi decretado ainda o sequestro de imóveis dos investigados avaliados em aproximadamente R$ 8 milhões.

Segundo a PF, a investigação evidenciou a prática de atos de lavagem de dinheiro consubstanciados em negócios jurídicos fraudulentos e compra de bens imóveis e móveis, em especial fazendas, subsidiados com recursos provenientes do tráfico internacional de drogas, bem como investimentos com a finalidade de desempenhar atividade rural pecuária, visando, assim, converter os ativos ilícitos em lícitos.

O trabalho é um desdobramento da Operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal no dia em novembro de 2020, em diversos estados da Federação e no exterior, para combater um conglomerado de organizações criminosas vocacionadas ao crime de tráfico internacional de drogas.

A investigação deflagrada hoje recai sobre a lavagem de dinheiro perpetrada pelo núcleo familiar do chefe do esquema desmantelado na sobredita operação, responsável pelo envio de toneladas de cocaína para a Europa.

Os investigados responderão pelo crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem variar de 3 a 10 anos para cada ação.