Santa Casa de Araçatuba realiza captação de órgãos em paciente de 21 anos

A doadora teve morte encefálica constatada no final da tarde de ontem e a doação foi autorizada pela família

Santa Casa de Araçatuba realiza captação de órgãos em paciente de 21 anos - Divulgação/Santa Casa de Araçatuba


A Santa Casa de Araçatuba realizou nesta quarta-feira (25) a segunda captação de órgãos do ano. A doadora foi uma paciente de 21 anos, que morava na cidade.


A captação foi coordenada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

De acordo com o hospital, a doadora teve morte encefálica constatada no final da tarde de ontem (24). Ela foi internada na UTI Adultos no dia 22 de janeiro, em quadro clínico grave decorrente de isquemia cerebral. Com a constatação da morte encefálica, os familiares autorizaram a doação dos órgãos.

Foram captados fígado, por equipe de um hospital de São Paulo; rins, por equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto; e córneas, pelo enfermeiro Matheus Tonon que integra a equipe da CIHDOTT.

A captação foi iniciada às 13h45 e concluída às 15h45. A equipe que captou o fígado utilizou avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e na saída do órgão do hospital até o Aeroporto Dario Guarita, o carro da equipe médica foi escoltado por batedores da Guarda Municipal de Araçatuba para facilitar a mobilidade no percurso.

Os órgãos serão transplantados em pacientes que estavam na fila de espera e com compatibilidade com a doadora. A localização e encaminhamento desses pacientes é realizada pela Central Nacional de Transplantes.