Interessante, rápido e furioso

Interessante, rápido e furioso -


O Golden State Warriors conquistou o quarto título da era Stephen Curry na NBA num espetáculo para 14 milhões de fãs nos EUA – audiência 22% acima das finais da temporada anterior. Apesar do aumento, a média de telespectadores no campeonato ficou abaixo dos anos pré-pandemia e já vinha caindo desde 2016. Tal tendência não é exclusiva do basquete, também acontece com o beisebol norte-americano e até com o futebol brasileiro, que em 2021 registrou o pior patamar de audiência dos últimos cinco anos.

Em entrevista recente o dono do time da NBA Dallas Mavericks, Mark Cuban, disse que as ligas esportivas erram ao insistir no atual formato de exibição para o público, principalmente sob o ponto de vista das novas gerações. "Não vamos conseguir que um garoto de 16 anos fique sentado por um jogo inteiro, assistindo. Isso simplesmente não vai acontecer." Cuban está certo. A atenção dos jovens não está na TV tradicional.

Três em cada cinco membros da Geração Z, que hoje têm entre 18 e 24 anos, passa mais de três horas por dia nas mídias sociais, segundo o US Media Consumption Report 2021, da empresa de pesquisa Attest. A preferência (60%) é pelo TikTok, a quem o empresário do Dallas se referiu como “o futuro da mídia esportiva” por conta dos algoritmos que acertam nas sugestões de conteúdo interessante, rápido e furioso para os curtos períodos de atenção dessa geração.

Neste contexto, a Bundesliga da Alemanha fez uma parceria com a Amazon para criar o Match Facts e se aproximar dos fãs. Captura milhões de dados por partida que, analisados por inteligência artificial, fornecem estatísticas avançadas em tempo real. No decorrer do jogo o torcedor tem informação sobre movimento dos jogadores, pressão da defesa, probabilidade de gol, entre outros números que o ajudam a entender o esporte de outra maneira. Muito em breve a tecnologia estará disponível dentro dos estádios e os fãs, com ajuda de realidade aumentada, acompanharão o campeonato alemão como num jogo no videogame.






Drones e câmeras nos próprios atletas colocarão o expectador próximo à ação, onde hoje ele não consegue chegar. O próprio torcedor escolherá o ângulo que deseja acompanhar os lances. E talvez ele tenha ainda mais poder: nos EUA, torcedores de uma liga alternativa futebol americano, a FCF, dão as ordens que os jogadores executam em campo a partir de uma escolha de jogadas via aplicativo.

O interesse pelo esporte segue grande entre os jovens, mas o modelo de apresentação dos eventos e de consumo no mundo esportivo está ultrapassado para eles. As ligas de todas as modalidades precisam criar novas experiências, com foco no engajamento dos fãs, nas inovações de transmissão e na interatividade, tendo a tecnologia no papel central da reformulação. Do contrário, os futuros Stephen Curry e demais ídolos esportivos farão suas brilhantes jogadas para públicos cada vez menores. Que pena!

Confira os modelos que estão sendo desenvolvidos.

Vídeo 1: Como serão os estádios no futuro

Vídeo 2: Mascote de clube de futebol argentino 'passeia' pelo estádio

Vídeo 3: FCFL e um jeito diferente de assistir futebol americano

Vídeo 4: Tela simula foto real com atletas em estádio

Comentários