Mundo tecnológico: o que esperar de 2023

Mundo tecnológico: o que esperar de 2023 -


É na época de virada de ano que as pessoas costumam levantar a cabeça para enxergar o que está à frente no novo ciclo que se inicia. Estimuladas por um senso de oportunidade ou por temor do que pode tirá-las da vida com a qual estão acostumadas, buscam alguma previsibilidade para os 365 dias adiante. Neste artigo, quero, então, falar um pouco das tendências tecnológicas de 2023.

A inteligência artificial (AI), que até então basicamente está presente em grandes empresas, vai chegar aos negócios mais comuns. Além de contratar prestadores de serviços que utilizam a tecnologia em soluções eficientes, companhias de médio e pequeno portes desenvolverão suas próprias ferramentas a partir da IA sem código. Interfaces simples e intuitivas de arrastar e soltar blocos de código permitirão que as organizações criem produtos e serviços inteligentes mesmo sem conhecimento de programação.

Apesar da crise que assola as criptomoedas – 2022 foi o ano das falências de corretoras que derreteram preços e abalaram a confiança nos ativos digitais –, a tecnologia por traz delas, o blockchain, avança para ajudar organizações a desenvolver produtos e serviços descentralizados. Por exemplo, as empresas poderão criar ambientes próprios de armazenamento em nuvem em blockchains para diminuir a dependência de Amazon, Microsoft, Alibaba e Google, que hoje detêm juntas 75% do mercado.

Neste ano o metaverso tornará real funcionalidades que as pessoas poderão utilizar no dia a dia, aproximando o mundo físico do digital. Na Copa do Mundo do Catar a Fifa deu uma amostra com seu aplicativo de realidade aumentada que usa a câmera do smartphone para escanear o campo e mostrar, em tempo real, informações úteis sobre os times, os jogadores e a partida. A mesma ideia pode ser aplicada em atividades industriais para monitorar o desempenho de máquinas e funcionários e no escritório, para aumentar o engajamento e a interação de equipes na criação de projetos.

Por fim, 2023 será o ano dos esforços para tornar as tecnologias sustentáveis. A crise climática definitivamente entrou na pauta do mundo inteiro. O termo ESG, sigla que se refere a boas práticas para o meio ambiente, o social e a governança das organizações, já faz parte do planejamento estratégico de grandes marcas – por exigência dos próprios clientes e de políticas governamentais. Agora, falaremos mais sobre fontes de energia menos poluentes, máquinas que consomem poucos recursos naturais, serviços que compensam a pegada ambiental.

Haverá mais, claro, para discutirmos em 2023. O que fará toda a diferença para o futuro, porém, não partirá de dentro dos laboratórios científicos ou dos departamentos de inovação. Mas da mente e do coração de cada cidadão. O amor pelas descobertas, a ambição em aproveitar oportunidades e o respeito pela vida no planeta poderão definir o rumo certo da civilização. Então, que todos possam ter momentos de reflexão para conectar suas ações aos bons princípios humanos. Esse é o meu desejo de ano-novo.

Feliz 2023.

Comentários